sábado, 2 de janeiro de 2021

Arquivo Público Municipal "Nilson Cardoso de Carvalho" da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

 

Arquivo Público Municipal "Nilson Cardoso de Carvalho" da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, por meio do Arquivo Público Municipal “Nilson Cardoso de Carvalho”, custodia, preserva e dá acesso à documentação da administração pública municipal, especialmente, a produzida pela Prefeitura e pela Câmara Municipal. Além de tais documentos, encontram-se presentes em nosso acervo, diversos fundos e coleções particulares de interesse público. Pode-se dizer que é atribuição do Arquivo Público Municipal implementar e acompanhar a Política Municipal de Arquivos, por meio da gestão, recolhimento, tratamento técnico, preservação e criação de condições de acesso público ao patrimônio documental de Indaiatuba. 

Para tanto, prima-se por uma política de gestão documental, baseada no artigo 3° da lei federal 8.159, de 8 de janeiro de 1991, ou seja, no “conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção do documento, sua tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente, intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”. Em virtude disso, nosso complexo arquivístico se divide em três fases. O arquivo corrente que fica a cargo da administração pública municipal e de suas diversas secretarias; o arquivo intermediário, cujos documentos que o compõe são aqueles de valor administrativo, mas que não têm uso frequente; e o arquivo permanente, onde se encontram os documentos que, pelo processo de avaliação, foram indicados para guarda definitiva, pelo seu valor permanente e histórico. 

Nesse sentido, as ações do Arquivo Público orientam-se para apoiar decisões governamentais de caráter político-administrativo, o cidadão na defesa de seus direitos e o incentivo à produção de conhecimento científico e cultural.


Fonte: site da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba em https://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/arquivo-publico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana