quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Biblioteca Publica Municipal "Rui Barbosa"

 

Biblioteca Pública

Biblioteca Rui Barbosa

Na década de 1940 foi criada em Indaiatuba em caráter particular, por Antonio Modanezi, uma Biblioteca com um acervo estimado em 1.300 volumes, que passou a atender a população, na Rua Candelária, 771. Em 1964, através da lei nº. 825, de 25 de março do mesmo ano, o acervo foi doado para a Prefeitura Municipal, funcionando na Rua 15 de Novembro, esquina com a Rua Cerqueira César, onde se localizava o Paço Municipal de Indaiatuba. Nesse momento passou a ser organizada pelo então estudante de Direito Fernando Stein.

 

Foto de 1956

Na década de 1970, a Biblioteca deixou a sede do Paço Municipal, mudando de endereço várias vezes. Funcionou em diferentes espaços, como na Rua Siqueira Campos, Rua Cerqueira César e Rua XV de Novembro. Em 1992 a Biblioteca foi transferida pela, primeira vez, para o Casarão Pau Preto, onde permaneceu até 1999, quando se mudou para Rua Nove de Julho. Passou, ainda, pela Praça Dom Pedro II, no prédio da antiga E. E. Prof. Randolfo Moreira Fernandes, em 2001, e pelo Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba, CIAEI, em 2004. Em agosto de 2007 retornou ao Casarão Cultural Pau Preto, onde permaneceu até o ano de 2013.


Biblioteca Municipal quando era no Museu Casarão Pau Preto

Devido ao restauro pelo qual o Casarão Pau Preto passou no ano de 2014, para atender melhor nossos usuários a Biblioteca Pública Rui Barbosa está localizada em novo endereço, Rua Osvaldo Cruz, 1015, Cidade Nova.  Seu acervo possui aproximadamente 30 mil volumes, dos mais variados temas e gêneros literários, entre eles, obras publicadas sobre nossa cidade. É possível também encontrar os livros mais lidos na atualidade, além de possibilitar a leitura de diversos periódicos.

Local alugado onde funcionou a Biblioteca Municipal na Rua Oswaldo Cruz, até a fundação (no dia 27 de junho de 2019) da Casa da Memória José Luiz Sigrist, onde atualmente a biblioteca funciona (veja imagens abaixo) 







DOAÇÕES

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba informa que as doações de livros para a Biblioteca Pública Municipal “Rui Barbosa” estão suspensas até o retorno das atividades da instituição. A Fundação segue as orientações Municipais e do Governo do Estado para o enfrentamento ao coronavírus e está fechada por tempo indeterminado.

 

LIVROS USADOS

A Biblioteca aceita doações de materiais em bom estado de conservação e paginação completa, livros atuais e sociocultural, obras raras e livros de literatura. Uma vez doados, os materiais não serão devolvidos.

Materiais incompletos ou mofados; enciclopédias, livros técnicos desatualizados, assim como livros didáticos já preenchidos ou rasurados não interessam ao acervo. Materiais mutilados e/ou contaminados são descartados, exceto obras raras. 

Para iniciar o processo, o interessado deverá respeitar a Resolução 06/2014, preencher o formulário de doação (ANEXO II) e enviar para o e-mail: biblioteca@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br.


Todas as doações recebidas que obedecem aos nossos critérios serão  aproveitadas e incorporadas ao nosso acervo. 


A Biblioteca aceita:

  • Livros em bom estado de conservação e paginação completa; 

  • Livros de literatura geral ou infantil;

  • Materiais atuais e de interesse informativo;

  • Obras raras;

Livros novos: A doação de livros novos é importante para que o acervo da Biblioteca se mantenha atualizado.

A Biblioteca não aceita:

  • Enciclopédias;

  • Apostilas e cadernos de professores e/ou de exercícios didáticos; 

  • Obras didáticas e técnicas desatualizadas;

  • Obras sem autores ou editores identificados; 

  • Obras danificadas (faltando páginas, páginas riscadas e muitos danos físicos); 

  • Obras infectadas por fungos e/ou insetos;


Qualquer dúvida, favor entrar em contato com a Biblioteca:

Telefone: (19) 3834-6319



Fonte: site da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba em https://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/biblioteca-publica/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana