Durante o Segundo Reinado da época do Brasil imperial tivemos dois partidos políticos, o Partido Conservador (dos saquaremas) e o Partido Liberal (dos luzias), ambos monarquistas e escravocratas ao ponto de um político pernambucano dizer uma frase que ficou famosa para descrever essa aparente oposição: "nada se assemelha mais a um 'saquerema' do que um 'luzia' no poder".
Os dois partidos alternaram-se no poder legislativo durante todo o Segundo Reinado. O exercício do poder ocorria através da ocupação do Conselho de Estado, órgão do poder político-administrativo do Império, diretamente controlado por D. Pedro II. Na monarquia parlamentarista brasileira, não era o rei que ficava subordinado ao parlamento, mas o contrário, o parlamento era submetido ao monarca.
Essa dualidade partidária brasileira iria acabar apenas na década de 1870, quando a crise do modelo escravista no Brasil levaria parte dos latifundiários, com o apoio de camadas sociais urbanas, a defenderem a abolição e a formar o Partido Republicano.
Abaixo vemos os saquaremas de Indaiatuba que formaram a primeira "Junta Conservadora" da nossa cidade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário