quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Estação Ferroviária de Indaiatuba - Fatos & Memórias

 

Reclamação publicada no jornal " A Nação - Orgão do Partido Republicano" a respeito da companhia ferroviária "Estrada de Ferro Sorocabana" que permaneceu em atividade de julho de 1875 até outubro de 1971 quando foi incorporada à FEPASA - Ferrovia Paulista S/A

A reclamação foi feita por um indaiatubano e publicada no jornal "A Nação - Orgão do Partido Republicano no dia 17 de outubro de 1897.




Vale registrar que, na data da reclamação a atual Estação Ferroviária ainda não tinha sido construída. Só havia um prédio/parada (não se sabe ao certo) que fora inaugurado em 1873, inclusive sendo uma das mais antigas estações da Ituana e do Estado, tendo sido a primeira a ser construída no ramal que levaria para Piracicaba. 

Em seguida a esse local "improvisado" foi erguido o prédio pequeno que está atualmente à esquerda da estação "nova" (que inclusive foi reinaugurada este mês, após passar por restauro e reforma). 
Esse prédio não foi erguido pela Companhia Ituana de Estradas de Ferro - CIEF (que originou-se de uma concessão em 1870, para a ligação entre Itu e Jundiaí pela São Paulo Railway) e sim construída pela população, que fez uma "vaquinha", doou o prédio para a ferrovia e foi inaugurado em 1880. 

No primeiro plano está a estação construída por um grupo liderado por Joaquim Emígdio de Campos Bicudo, que foi doada para a então Companhia em 1880.


O prédio atual da Estação Ferroviária de Indaiatuba foi inaugurado em 1911 e é igualzinho ao projeto de outras estações (veja aqui). Quando ele foi inaugurado, a antiga estaçãozinha feita às custas dos indaiatubanos foi transformada em uma oficina-escola de liuteria (preciso pesquisar mais sobre isso!) e mais tarde, como armazém da ferrovia.

Depois de desativada em janeiro de 1977 para passageiros, serviu por um bom tempo, até por volta de 2003, como delegacia de polícia da cidade, situada na praça Newton Prado, na esquina das ruas Pedro de Toledo e Augusto Camargo, com o leito da antiga linha do trem fazendo o limite da cidade original

Pela estação de Indaiatuba passaram trens de passageiros até fevereiro de 1977 e raros trens de carga até por volta de 1990, quando o antigo ramal foi definitivamente arrancado pela FEPASA.


Ao fundo, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo. Em primeiro plano, os trilhos e os desvios da Estação de Indaiatuba, cujas plataformas estão à direita da imagem.
Repare na porteira. Durante um tempo, uma pessoa era responsável por controlar o acesso de quem ia e vinha*, como o local começou a ter movimento, a porteira preservava as propriedades "do lado de lá" da cerca, que antes do HAOC era praticamente uma zona rural, pouco habitada. 
Na foto também se vê a lavandeira municipal onde as mulheres iam lavar e estender as roupas, perto de uma biquinha do Córrego Belchior (atual Praça da Nascente).

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*Colaborou com a informação Tânia Castanho, cujo avô foi Chefe de Estação  local.
** Você pode ler mais sobre a Estação Ferroviária de Indaiatuba e outras estações aqui.

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