terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Veterano indaiatubano da Guerra do Paraguai

Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado entre países da América do Sul. 

Na segunda metade do século XIX, Brasil, Argentina, Uruguai, que juntos formaram a Tríplice Aliança, se uniram contra o Paraguai em um embate longo e sangrento, que durou entre 1864 e 1870 e que trouxe prejuízos e perdas para todos, mas principalmente para o Paraguai, que foi devastado. Estima-se que aproximadamente 80% da população masculina foi dizimada e o que restou eram idosos, crianças e mutilados de guerra.

No Brasil, até a metade do século passado, a descrição da guerra dava ênfase ao heroísmo nacional, sendo descrita como uma sucessão de feitos e fatos militares com excessiva dose de ufanismo. Por esse motivo, diversas ruas de Indaiatuba e de outras cidades foram nomeadas com nomes das diferentes batalhas dessa guerra, como por exemplo as ruas 11 de junho, 24 de Maio, Tuiuti, Humaitá e Itororó.

Também por isso, muitos dos que entraram no conflito passaram a compor a construção da imagem dos militares como heróis, salvadores e/ou defensores da pátria, corajosos e honestos que perdurou e se intensificou durante a República Velha, só sendo abalada após 1964.

Nessa perspectiva,  vemos um indaiatubano sendo homenageado como veterano da Guerra do Paraguai.

Trata-se do cabo de esquadra Benedicto Gomes da Silva nascido em Indaiatuba em 1842, que você pode conferir na imagem (sentado, à direita) e reportagem abaixo, publicada pelo jornal “O Commércio de São Paulo” do dia 16 de novembro de 1909.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana