segunda-feira, 13 de setembro de 2021

De lugar que "não tinha nada" a um jardim de histórias: a formação do bairro Jardim Morada do Sol na perspectiva de suas(seus) moradoras(es) (Indaiatuba/SP, 1970-1990)

 


Para ler este TCC completo, clique aqui: Repositorio Digital UFFS: De lugar que "não tinha nada" a um jardim de histórias: a formação do bairro Jardim Morada do Sol na perspectiva de suas(seus) moradoras(es) (Indaiatuba/SP, 1970-1990)


Resumo: Este trabalho tem como tema principal a migração de paranaenses, baianas(os) e mineiras(os) para o bairro Jardim Morada do Sol, no município de Indaiatuba, São Paulo. O objetivo é investigar o que motivou o processo migratório desses grupos, entre os anos de 1970 e 1990. As hipóteses são de que o bairro Jardim Morada do Sol foi escolhido pelo baixo custo dos terrenos e/ou por se tratar de um bairro próximo ao Distrito Industrial. Para realizar a pesquisa, utilizou-se a metodologia da história oral e a consulta a livros e artigos que contêm a historiografia, bem como outros estudos realizados sobre o município de Indaiatuba e sua região de abrangência. Os resultados mostraram que o município dispunha de grande quantidade de empregos no período estudado, sendo atrativo para a imigração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana