terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A Estação Ferroviária de Itaici

 A Estação Ferroviária de Itaici tinha uma importância estratégica na malha ferroviária paulista. Ela era uma estação que interligava dois ramais diferentes que percorriam as maiores regiões do Estado: (Sorocaba, Piracicaba, Campinas e Jundiaí).

A linha Jundiaí-Itu da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro foi concluída em 1873 e a estação de Itaici já foi construída para ser um entroncamento entre a linha principal e o Ramal que seguia para Piracicaba.

No entanto, a primeira estação era uma construção modesta, de formato retangular e feita em alvenaria de tijolo, sem reboco. Seu piso era de tijolos e seu telhado, de duas águas. Dessa primeira construção, ainda há o armazém, construído perto da plataforma e que guarda ainda algumas de suas características.

Uma nova estação foi feita sobre a primeira, com características bem diferentes do padrão ferroviário da época. Construída em 1914, ela possui um formato retangular, com telhado de quatro águas e duas estruturas menores do lado oposto ao da plataforma de embarque/desembarque, com telhado de três águas cada um.

O piso interno foi feito de tábuas corridas e piso hidráulico. Suas portas eram de duas folhas, com bandeira em cima e suas janelas com a vidraça para o lado de fora. A nova estação possuía duas plataformas de embarque/desembarque com coberturas separadas, construída com trilhos e telhas de zinco.

Além do próprio prédio da estação, o conjunto ferroviário de Itaici possui ainda uma caixa d'água feita em 1940, várias casas no entorno que formavam a vila ferroviária e um armazém. De acordo com o historiador Henrique Anunziata, esse conjunto ferroviário foi até a década de 1980 uma importante ligação que articulava o interior paulista ao porto de Santos.




Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
Fotografias: SIVIERO, Fernando. Estação Ferroviária de Itaici. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.
Coleção Antonio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.

Fotografia de Fernando Siviero - Estação Ferroviária de Itaici.
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.



Fotografia de Fernando Siviero - Estação Ferroviária de Itaici.
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.



Fotografia de Fernando Siviero - Estação Ferroviária de Itaici.
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.










 









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