Na quadra da rua 9 de julho entre as ruas 7 de setembro e Rua Augusto de Oliveira Camargo encontra-se os vestígios do pontilhão da Estrada de Ferro Sorocabana.
Esse pontilhão ficava bem próximo à Estação de Indaiatuba. Hoje, há somente os muros que estreitam essa rua, mas, até a década de 1980, haviam também os dormentes de madeira e os trilhos de ferro da antiga ferrovia.
Durante a construção dessa importante ferrovia que ligou a cidade de Indaiatuba à capital, Itu, Sorocaba e Campinas, em 1873 a Companhia Ytuana fez alguns aterros na cidade para a instalação dos trilhos.
O pontilhão, antes de ser construído, foi objeto de muita discussão na cidade.
A Companhia ferroviária havia previsto apenas a construção de um bueiro para escoamento de água no local. Os vereadores da cidade embargaram a obra da ferrovia em 1875 para negociar que a rua 9 de julho não fosse bloqueada pela estrada de ferro. Depois de muita negociação, a Ytuana concordou em fazer um pontilhão no local.
Construído em alvenaria de pedra e tijolos e rebocado em algumas partes, o pontilhão permitiu a passagem de automóveis e pedestres pela rua 9 de julho que, na época era muito utilizada pelos moradores da cidade.
Estabelecido no coração da cidade, a passagem do pontilhão era muito utilizada como um atalho entre o centro da cidade, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e os bairros Santa Cruz e Vila Brizzola.
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Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
Fotografia: Fotografias: SIVIERO, Fernando. Pontilhão da Estrada de Ferro de Indaiatuba. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.
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