quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária






A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária é um símbolo da história e da religião da cidade de Indaiatuba. Sua construção marca o surgimento do perímetro urbano da cidade, no alto de uma pequena colina entre os córregos Barnabé e Belchior. Sua data de construção ainda é incerta, mas sabe-se quem em 1839 suas grandes paredes externas de taipa de pilão estavam construídas.

A Igreja situa-se na Rua da Candelária, de frente à praça Dom José de Camargo Barros. Fica próxima à outros bens culturais tombados da cidade, como o Casarão Pau Preto e a Casa Paroquial. Sua fachada está alinhada de frente à fachada do Hospital Augusto de Oliveira Camargo.

Como todas igrejas paulistas do século XIX, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária foi construída de taipa de pilão e tem suas paredes originais revestidas por uma camada de tijolos.

Ela possui duas torres sineiras, uma ampla nave-mãe, uma capela-mor com um belíssimo retábulo de madeira enfeitado com tubos de ferro de um órgão de fole, galerias laterais, coro, sacristia e capela do santíssimo. Há janelas de vergas retas e de arco pleno em todas as fachadas, garantindo uma boa iluminação para o interior da igreja.

O coro apresenta piso de largas tábuas de madeira e um guarda corpo de ferro fundido. Ele é sustentado por duas colunas de madeira que formam o paravento da porta principal da Igreja, feita de madeira e vidro. A parede interna da igreja, que forma a nave mãe, é de taipa de mão. As galerias laterais superiores possuem aberturas com balcão de madeira e guarda corpo de ferro fundido.

O teto é em abóbada de berço, feita de madeira.

Além das celebrações semanais de missa, a Igreja realiza todo ano a popular festa da padroeira da cidade, ocupando a praça a sua frente (Dom José de Camargo Barros) e os becos em suas laterais.











JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
SIVIERO, Fernando. Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.
Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.
Coleção Antonio Mingorance Filho
“Chido” e Coleção Antônio da Cunha Penna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana