terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Estação Ferroviária de Indaiatuba

 A Estação Ferroviária de Indaiatuba fazia parte do Ramal Itaici-Piracicaba da Companhia Ytuana de Estrada de Ferro cuja linha ligava Jundiaí a Itu.

Esse ramal foi aberto no mesmo ano em que a linha principal foi concluída, 1873. Contudo, por alguns problemas políticos, um grupo liderado por Joaquim Emígdio de Campos Bicudo construiu a primeira estação e doaram-na a Companhia Ytuana, em 1880.

Essa primeira estação era uma construção bem simples, pequena e modesta. Tratava-se de um prédio quadrangular de um pavimento, feito de alvenaria de tijolos com telhado de quatro águas e um piso provavelmente de tijolos (padrão da época).

Em 1911, sob a administração da Sorocabana Railway Company, Indaiatuba recebe uma nova estação de trem ao lado da antiga. Sem grandes alterações, a primitiva estação foi transformada em armazém.

A nova construção possui um formato e um tamanho diferente do padrão feito pela Sorocabana em cidades do porte de Indaiatuba. O conjunto tem formato retangular e possui duas estruturas unidas por um telhado de quatro águas, com detalhe triangular no acesso para a rua.

O piso interno da estação era de piso hidráulico e tábuas corridas. As portas possuem folhas duplas e bandeira em sua parte superior e as janelas, em sua maioria, tem a vidraça para o lado de fora e folha de madeira para dentro. A cobertura da plataforma de embarque é feita de trilhos e, as telhas, de zinco.

A estação de Indaiatuba foi construída na descida da elevação natural onde o perímetro urbano de Indaiatuba começou a ser construído.

Próximo a ela, encontra-se a nascente do córrego Belchior. Em 1978 a FEPASA retirou os trilhos da estação. No ínicio dos anos 2000 seu espaço era utilizado pela guarda municipal e, atualmente, abriga o Museu Ferroviário.




Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
Fotografias: SIVIERO, Fernando. Estação Ferroviária de Indaiatuba. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.
Coleção Antonio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana