O chafariz da praça Elis Regina encontra-se no meio de uma praça arborizada de Indaiatuba, às margens da avenida Engenheiro Fábio Rodrigo Barnabé, que percorre o leito do córrego Barnabé.
Construído na década de 1970 , o chafariz apresenta um monumento de cimento e uma base retangular revestida de azulejos. A água do chafariz jorra de quatro bicas de ferro instaladas em dois lados da base do monumento.
Embora hoje não seja potável, durante muito tempo essas águas serviram as residências da cidade. Vestígio dos períodos de crescimento e modernização da cidade, o chafariz é uma marca da história do abastecimento de água e da luta dos indaiatubanos em prol de melhores condições de vida.
No começo do século XX, o primeiro sistema de abastecimento era composto por um conjunto de torneiras espalhadas por algumas ruas do centro e duas bicas: uma na nascente do córrego Belchior (perto da antiga Estação Ferroviária de Indaiatuba) e outra nas margens do córrego do Barnabé.
Crianças entregavam baldes de água nas residências do centro da cidade todas as manhãs. Indaiatuba crescia e a água potável tornou se um problema da vida urbana.
Já no final da década de 1930, os habitantes começaram a receber água encanada nas suas próprias residências a partir da construção da adutora do Cupini.
O chafariz, que era uma antiga bica nos limites da cidade, foi então construído na década de 1970 para melhorar a qualidade da distribuição de água na cidade. Hoje, é um monumento da história e da cultura de Indaiatuba.
Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
Fotografias: SIVIERO, Fernando. Chafariz da praça Elis Regina. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018.
Coleção Antonio da Cunha Penna. Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.
Coleção História de Indaiatuba -Arquivo Público Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário