quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Padre Alexandre Pucciano

 


Padre Alexandre Pucciano foi pároco da paróquia Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba durante um ano e dois meses,  entre os dias 10 de dezembro  de 1890 até o dia 14 de fevereiro de 1892. (1)


Seu primeiro batizado foi feito em cerimônia do dia 21 de dezembro e o último em 14 de fevereiro de 1892, quando então foi para Piracicaba, de onde veio o seu sucessor.


Ele estava no bispado de São Paulo desde 1889, seus familiares eram de São Paulo e ele sofria de reumatismo poliarticular gotoso, que incidia principalmente nos joelhos e o impedia de andar a cavalo, motivo pelo qual recusou o cargo de vigário de São Sebastião do Areado, em Minas Gerais, onde havia sido nomeado. Ele mesmo enviou carta ao bispo solicitando que o nomeasse para uma paróquia perto de São Paulo, servida por linha férrea, para que pudesse contar com a assistência de seus familiares nas ocasiões de crise. 


No período em que era pároco foi nomeado o primeiro Conselho de Intendência de Indaiatuba. 



(1)  Livro “A Paróquia de Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba - 1832-2000” - de Nilson Cardoso de Carvalho, Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, 2004.


.....oooooOooooo.....


No dia 14 de agosto de 2020 o Padre Alexandre Pucciano foi homenageado através de um Projeto de Lei apresentado pelo vereador Alexandre Peres na Câmara Municipal de Indaiatuba.

Após aprovação por unanimidade na Câmara Municipal de Indaiatuba, o prefeito Nilson Alcides Gaspar assinou a Lei Municipal nº 7433 que você pode ver abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana