A Estação Ferroviária Helvetia foi construída em 1914 pela Companhia Sorocabana para o ramal de Itaici à Campinas. Tratava-se portanto, de uma estação estratégica, pois ligava as linhas dessa empresa com as ferrovias da Companhia Paulista de Estradas de Ferro e da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro que ligavam a Capital ao interior do Estado.
Esta foi a primeira estação desse ramal que, além das pessoas, transportou café e outras mercadorias da região e vizinhança.
Em 1986, já sob administração da FEPASA, os trilhos do trecho Helvetia-Itaici foram retirados e a linha, completamente desativada.
A construção foi feita em alvenaria de tijolos, com bases de pedra, reboca e pintada por dentro e por fora. Suas dimensões são modestas e seguem um desenho típico de uma estação ferroviária da década de 1910 (estrutura retangular). Contudo, ela apresenta dois anexos do lado oposto ao da plataforma de embarque que faz ela ter uma planta
em formato T.
O telhado do corpo principal é de duas águas e, o anexo, três águas. Nos cômodos internos o piso é de madeira e nas áreas de maior circulação de pessoas, pisos hidráulicos com desenhos. Por sua vez, o telhado da plataforma de embarque/desembarque era de zinco e sua estrutura feita em madeira. As portas possuem bandeiras em sua parte superior e as janelas possuem folha de madeira (para dentro do edifício) e vidraças (para fora).
A estação não possui armazém, mas há uma casa no entorno que compõem o conjunto da Estação. De acordo com o historiador Henrique Anunziata, essa é a única estação da cidade que foi construída pela companhia Sorocabana e mantém preservadas suas características arquitetônicas.
Atualmente ela foi cedida ao Grupo Escoteiro Falcão Azul pela Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC).
Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
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