segunda-feira, 2 de julho de 2018

MUSEU REPUBLICANO OFERECE O CURSO DE EXTENSÃO: TERRITÓRIO E PERSONAGENS NAS OBRAS DE JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR

MUSEU REPUBLICANO OFERECE O CURSO DE EXTENSÃO: TERRITÓRIO E PERSONAGENS NAS OBRAS DE 

JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR 
(ITU, 1850 - PIRACICABA, 1899). 

O Curso de Difusão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do Museu Republicano tem a finalidade de salientar a importância de Itu e arredores para a produção pictórica do artista ituano José Ferraz de Almeida Júnior (1850-1899), quer em relação ao território e à paisagem, quer na retratação de diversos personagens de relevância nacional ou local. Destacará também as obras do pintor que se encontram em outros pontos da cidade: na Igreja Nossa Senhora da Candelária de Itu e na Chácara do Rosário. Por fim, pretende divulgar as potencialidades de investigação dos acervos e construir junto aos educadores novas formas de ensino e aprendizagem. O curso é coordenado pela supervisora do museu, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego e organizado pelo Serviço Educativo. 

O Museu Republicano “Convenção de Itu” possui em seu acervo nove obras do artista Almeida Júnior que abordam temáticas relacionadas ao território paulista, bem como personagens de destaque nos contextos regional e nacional de fins do século XIX e início do século XX. Conhecê-las favorece a compreensão da história de Itu e do Brasil em diferentes temporalidades. A análise formal das obras, as leituras de seus conteúdos e suas conexões com outros meios artísticos e de difusão suscitam diversas possibilidades dos usos das imagens na construção do conhecimento histórico, tanto em sala de aula como em espaços de educação não formal como os museus.

O curso é gratuito e as aulas serão realizadas no dia 16 (das 10h às 17h) e 17 (das 13h às 17) no mês de julho. 

Programa do curso:

Dia 16 (segunda-feira) - das 10h às 12h - Almeida Júnior no acervo do Museu Republicano e na cidade de Itu.

Ministrante: Profa. Dra. Ana Paula Nascimento~

O curso abordará a trajetória profissional do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, enfatizando o papel de Itu e adjacências na formação poética do artista. Assim, na primeira parte da apresentação serão abordados os aspectos formacionais e de consolidação profissional de Almeida Júnior: a “descoberta" do menino prodígio pelos conterrâneos, a ida para o Rio de Janeiro, a viagem de aprimoramento para a França e, no retorno ao Brasil, a consagração, tendo sido considerado o principal artista do período residente no estado de São Paulo. Na segunda parte, analisaremos as pinturas do artista que fazem parte do acervo do Museu Republicano “Convenção de Itu” - USP.

Das 13h00 às 17h – Visitas técnicas às obras do artista ituano expostas na cidade. 
No período da tarde realizaremos visitas técnicas em duas localidades de Itu que possuem obras do artista, ou seja, veremos as obras do pintor em um contexto distinto do Museu. Primeiramente visitaremos a Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária de Itu que, entre seu rico acervo artístico, possui três pinturas de Almeida Júnior: Apóstolo São Paulo (sem data), Cristo no Horto (entre 1882 e 1885) e Padre Miguel Correa Pacheco (1890). Em seguida iremos à Chácara do Rosário, importante casa bandeirista na qual há dois retratos atribuídos a Almeida Júnior: o de José Galvão (1876) e o de Maria Inês Campos (sem data).

Dia 17 (terça-feira) – das 13h às 17h - Pintura histórica em sala de aula.

Ministrante: Prof. Ms. Carlos Rogério Lima Júnior
As pinturas históricas relacionadas aos feitos do passado nacional brasileiro, produzidas entre meados do século XIX e inícios do XX, aparecem nos livros didáticos, na maioria das vezes, como meras ilustrações dos textos que acompanham. No entanto, tais telas agenciam sentidos e conformavam certos discursos visuais sobre a nação no momento em que foram elaboradas. Buscaremos, assim, com esta aula, refletir sobre as diversas possibilidades dos usos das imagens - para além das fontes textuais - na construção do conhecimento histórico em sala de aula.

Ministrantes:
Profa. Dra. Ana Paula Nascimento - Pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (1997), mestrado (2003) e doutorado (2009) em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela FAU USP. Tem experiência nas áreas de História da Arte e História da Arquitetura, com ênfase nos seguintes temas: arte brasileira (séculos XIX e XX), museus brasileiros, patrimônio, história da arquitetura e arquivos pessoais de arquitetos e engenheiros. Premiada em primeiro lugar no edital do Museu Paulista/USP - Programa Institucional de Pesquisa nos Acervos da USP (2017).

Prof. Ms. Carlos Rogério Lima Júnior - Doutorando em Estética e História da Arte pelo MAC-USP, com a pesquisa “À sombra da Liberdade: imagens da nação na Primeira República Brasileira”, sob orientação da Profa. Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP com a dissertação “Um artista às margens do Ipiranga: Oscar Pereira da Silva, o Museu Paulista e a reelaboração do passado nacional” (2015). É coautor, ao lado de Lilia Moritz Schwarcz e Lucia Kluck Stumpf, do livro A Batalha do Avaí: a beleza da barbárie. A Guerra do Paraguai pintada por Pedro Américo. (Sextante, 2013).


Inscrições:
Período: 02/07/2018 a 12/07/2018
Procedimento de Inscrição: Entrega da ficha de cadastro preenchida e assinada, pessoalmente no museu.
Contato: Serviço Educativo
E-mail: zanatta@usp.br 
Local: Museu Republicano de Itu/USP. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.
Informações: 11 40230240, menu 3.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana