terça-feira, 3 de julho de 2018

PRAÇA DOM CONSTANTINO AMSTALDEN

Nasceu em Indaiatuba, na Helvetia, no dia 07 de julho de 1920 e faleceu na cidade de Itirapina, aos 14 de fevereiro de 1997. 




Filho de Benedito Amstalden e de Filomena Sigrist, teve como avós paternos Benedicto Amstalden e Josefa Ambiel   e como avós maternos Luis Sigrist e Josefa Ifanger.

Irmãos com cônjuges:

  •  Arnold Amstalden e Helena Ming
  • Walter Amstalden e Lydia Gut 
  • Leonaldo Amstalden e Irene Von Zuben 
  • Josefa Amstalden 
  • Elfrida Amstalden e Paulo Wolf 
  • Liduina Amstalden e José Herman Bannwart 
  • Maria Amstalden Leonor Amstalden 
  • Silvano Amstalden e Marta Maria Ambiel 
  • Waldemar Amstalden e Líbia Garlipp 

Estudou na Escola Particular São Nicolau de Flue, Bairro Helvetia, em Indaiatuba — ensino fundamental. Fez o curso secundário no Seminário Piraporense, em Pirapora/SP e estudou Filosofia e Teologia no Seminário Central Ipiranga, em São Paulo. 

Foi Presbítero, Ministro e reitor do Seminário de São Roque/SP; Pároco da Igreja do Espírito Santo de São Paulo e Bispo de São Carlos/SP. Ordenou 85 presbíteros, dos quais 71 diocesanos e 14 religiosos. 


Dom Constantino ordenou presbítero a Dom José Antônio Tosi Marques, presidiu a ordenação episcopal de Dom Bruno Gamberini e foi concelebrante da ordenação episcopal de:




Foi ordenado presbítero aos 08 de dezembro de 1947, na Catedral de São Paulo, pela imposição das mãos de Dom Antonio Maria Alves de Siqueira, Bispo Auxiliar. No ano de 1948, foi vigário paroquial da Paróquia de Santo Amaro, em São Paulo. Trabalhou no Seminário Metropolitano de São Paulo, em São Roque, de 1949 a 1969, sendo durante esses anos, professor de Matemática e Latim, coordenador da comunidade 1949 a 1969. Foi pároco da Paróquia do Espírito Santo de Bela Vista em São Paulo, 1970 a 1971, quando foi eleito Bispo. Nomeado pelo Papa Paulo VI Bispo Titular de Hierpiniana, coadjutor com direito à sucessão e administrador apostólico "sede plena" da Diocese de São Carlos, aos 11 de março de 1971, tendo escolhido como lema "sicut Miles Christi", "como soldado de Cristo", inspirando-se em Timóteo 2,3. Foi sagrado Bispo em 23 de maio de 1971, na Catedral de Campinas, por Dom Antonio Maria Alves de Siqueira. Administrado Apostólico de São Carlos e aos 18 de setembro de 1986, como Bispo Diocesano. Em 21 de janeiro de 1996, tornou-se Bispo Emérito, após 75 anos de idade. Renunciou ao munus episcopal no dia 25 de outubro de 1995, conforme a norma canônica.

Esteve sempre participando ativamente nas festividades e datas importantes na comunidade de Helvetia. 

Foi agraciado pela Prefeitura Municipal de São Carlos - SP como cidadão são-carlense. 

Dom Constantino ordenou presbítero a Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, presidiu a ordenação episcopal de Dom Bruno Gamberini e foi concelebrante da ordenação episcopal de:

Leia mais sobre Dom Constantino em: http://www.diocesesaocarlos.org.br/7-de-julho-ha-97-anos-nascia-dom-constantino-amstalden-4o-bispo-de-sao-carlos/

Mapa de Praça Dom Constantino Amstalden, Indaiatuba - SP

A LEI N.° 6.143 DE 25 DE JUNHO DE 2013. do Vereador: Luiz Alberto Pereira denominou "Praça Dom Constantino Amstalden" o logradouro existente entre as Ruas Efrain Wolf, Ivonette Delboni e Lourenço Martim do Amaral no loteamento denominado Jardim São Nicolau. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana