terça-feira, 17 de julho de 2018

5a. Festa do Tomate - Indaiatuba - 1972

Há registros na Fundação Pró-Memória que a primeira festa organizada pela Colônia Japonesa com o objetivo de demonstrar a sua produção agrícola foi em 1952, que se chamou Festa Nipo-Brasil.

Seis anos mais tarde, em 1958, o prefeito Lauro Bueno de Camargo subsidiou parte da chamada 
1ª Festa Agro-Industrial de Indaiatuba, em alusão ao cinquentenário da imigração japonesa no Brasil.

A chamada Festa das Nações, também não é novidade. Em 1959, na Fábrica de Orgãos Lins teve o pavilhão brasileiro,americano, português, suíço-alemão (comandado pelas famílias Ambiel, Sthal, Albrecht, Denny, Linder, Steffen, Quitzau e Wolf), italiano (comandado pelas famílias Sannazzaro, Zoppi, Zerbini, Magnusson e Mazzoni)  e japonês (comandado pelas famílias Imanishi, Fujiwara, Otaguro, Matoba, Suetake e Takahara). O idealizador desta primeira "Festa das Nações" foi o Padre Menegazzi, que também foi fundador da Escola Técnica de Comércio Nossa Senhora da Candelária

Em 1985 a Festa das Nações, nestes moldes, aconteceu pela última vez no Pavilhão da Viber, para voltar gloriosa cinco anos depois, integrada à 1ª FAICI - Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba


IMAGENS DA FESTA DO TOMATE - 1972

A imagem pode conter: 4 pessoas
5a. Festa do Tomate de Indaiatuba (FETI), realizada em 1972. no Centro Esportivo do Nipo. Estiveram presentes vários artistas da Jovem Guarda e quem encerrou o show foi ninguém menos do que o rei Roberto Carlos.



 Roberto Carlos da então 'Jovem Guarda', fazendo show de encerramento.




 Roberto Carlos da então 'Jovem Guarda', fazendo show de encerramento.





 Público presente no show do Roberto Carlos (imagem ampliada).



A imagem pode conter: 9 pessoas
Festa do Tomate - Indaiatuba - 1972
Vereador Caio da Costa Sampaio, vereador Silvano Amstalden - atrás do Prefeito Mario Araldo Candello com a esposa Olga Escodro, Sr. Kiyoji Imanishi, Engenheiro Agrônomo Sinésio Martini (camisa branca)



A imagem pode conter: 3 pessoas
Festa do Tomate - Indaiatuba - 1972
De frente, com roupa clara, o então prefeito Mário Araldo Candello. Do seu lado esquerdo, o Sr. Umeda , que tinha uma relojoaria.



A imagem pode conter: 18 pessoas
Canto Luiz Américo, da Jovem Guarda, fazendo show noturno em um dos dias de festa.


A imagem pode conter: 2 pessoas
Parque de diversões com roda gigante, chapéu mexicano, barcas /barquinhos, que eram puxados com cordas, barraquinhas de prêmios, barraquinhas com algodão-doce, maçãs do amor e sorvete.


Carlos Tadayuki Oshikata (meio).
(Caso vc identifique outras pessoas, informa ao Blog).




De camisa branca, o Sr. Miyoji Takahara



De camisa branca, o Sr. Murai, administrador da Cooperativa Sul Brasil. 
Do seu lado esquerdo, é o Sr. Okada (marido da costureira Madame Okada é o Sr. Tadaharu Shimomura.

"A partir do ano de 1950, houve um aumento na produção de tomate, devido às condições favoráveis de localização da região. Vislumbrando um sucesso certeiro, ficou acertada a vinda da Cooperativa Sul Brasil (com sede na cidade de São Paulo, e posteriormente reorganizada como Associação Central) como forma de garantir a produção dos cooperativistas. Três anos depois, a Cooperativa Industrial Bandeirantes (com sede na cidade de São Paulo) também instalou um armazém de depósito nessa cidade.
A instalação dessas duas Cooperativas tornou-se um grande estímulo aos agricultores, que deram início a um aumento cada vez maior da produção de tomate. Na segunda metade da década de 50, Indaiatuba já era conhecida como grande produtora de tomate."

Autoridades e visitantes no pavilhão onde estavam expostos os frutos da produção agrícola da colônia japonesa em Indaiatuba - Década de 1970.




Frutos da produção agrícola da colônia japonesa em Indaiatuba - Década de 1970.






A festa contou com eventos esportivos durante o dia, no local onde à noite eram feitos os shows (vide palco na parte de trás).



Time do Clube Nipo Brasileiro 
Já identificados da esquerda para a direita: José Carlos Wolf, seguido de Clodoaldo Carvalho Mota (Kokada).
Também podem estar na foto, mas carecem de identificação mais precisa: Luiz Takahara, Mariano Takahara, João Toshio Hayashi, Likinho, Zé Mizurini, Dí, Kioshi, Hélio Toku.




Time que jogou contra o time do Nipo, identificado como "Time dos Artistas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana