Vereador Arthur Machado Spíndola (PP - 2º mandato)*
O vereador da Câmara Municipal de Indaiatuba Arthur Machado Spíndola apresentou a Indicação 147/2021 na última sessão, realizada em 22 de fevereiro de 2021.
O vereador Spíndola defende que a inclusão da História de Indaiatuba na grade de ensino regular do ensino fundamental "possibilita uma compreensão
melhor sobre a identidade de uma sociedade". E completa que "a criança, ao se deparar e se
identificar como parte da história da cidade, acaba se tornando mais crítica e
participativa, além de ser uma forma de preservação da história do município."
Por que, num mundo espacialmente
globalizado, é importante voltar o ensino de História, nos anos iniciais, para o Local? Como se constitui um currículo escolar e de que forma a História Local pode ser inserida nele? Que substrato cultural pode permear as representações da História Local entre
professores e alunos da rede municipal de ensino? Perguntas como essas estão presentes não só na história produzida academicamente por pedagogos e historiadores (entre outros profissionais da Educação), mas também constantemente presente na rotina dos professores do ensino fundamental que cada vez mais valorizam temas locais para serem usados de forma complementar, transversal ou multidisciplinar nas salas de aula.
Assim, já é considerado comum que os anos iniciais devam desenvolver nos alunos conceitos de
temporalidade, espacialidade, identidade, dentre outros, no âmbito da História Local, já que a
partir do local é possível identificar e estudar diversos aspectos sociais nos mais variados
campos da ação humana, permitindo que os alunos possam perceber
mudanças e permanências, descobrindo entre suas ações cotidianas a presença de elementos
culturais vivenciados por gerações anteriores, de seus familiares, conhecidos, vizinhos de rua ou de bairro. Desta forma, a História Local pode despertar nas crianças o gosto por conhecer as realizações humanas produzidas ao seu redor, no ir e vir do tempo, retirando da disciplina História a sisudez das datas e acontecimentos pontuais e
lineares.
Arthur Spíndola retirou essa discussão da esfera exclusivamente escolar e levou o assunto para Câmara, possibilitando ampliar o debate quanto a uma escola promotora de estudos e atividades que favoreçam
aprendizagens significativas, que possam fortalecer a formação global dos educandos a partir da identidade e afetividade com lugares, fatos e pessoas de nossa cidade.
O vereador Spíndola ainda defendeu que conteúdos relacionados à História de Indaiatuba poderiam ser apresentados também "como atividade extracurricular", e ainda complementou que "cabe salientar que aprender sobre a história local não é substituir o ensino da
história geral e do Brasil. De acordo com pesquisadores, é necessário romper com a
ideia de que ao aprender sobre a história falamos apenas sobre o passado, os
grandes feitos e os grandes nomes."
A Indicação apresentada na Câmara Municipal segue para análise do prefeito Nilson Alcides Gaspar.
.....oooooOooooo.....
*Arthur Machado Spíndola é morador de Indaiatuba desde seu nascimento, estudou em um colégio tradicional de nossa cidade: o Colégio Candelária. Trabalhador desde os seus 15 anos de idade, batalhou para pagar seus estudos e obter o título de bacharel em Direito. Advogado como profissão desde seus 21 anos de idade, conseguiu ingressar na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) antes mesmo de se formar. Buscou experiências politicas antes de se lançar candidato, sendo funcionário da Câmara Municipal de Indaiatuba por 8 anos.
Telefone Gabinete: (19) 0800-7705-760
Telefone Gabinete: (19) 0800-7705-760
Nenhum comentário:
Postar um comentário