terça-feira, 10 de abril de 2018

Museu Republicano de Itu/USP promove "Semana da Convenção"



Na Semana da Convenção o Museu Republicano de Itu/USP preparou algumas atividades.

DATA: 17/04 – PALESTRA: GALERIA DE RETRATOS DOS CONVENCIONAIS REPUBLICANOS DE 1873
Horário: 19h
A palestra abordará a dinâmica e a formação da Galeria de Retratos a óleo dos 133 Convencionais de 1873, um dos primeiros projetos para a constituição da área expositiva do Museu Republicano.

Ministrante: Dra. Anicleide Zequini/ Museu Republicano de Itu/USP. Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Sociologia (IFCH/UNICAMP, 1983), Mestrado em História (IFCH-DH/UNICAMP, 1992), Doutorado em Arqueologia (MAE/USP, 2007).

Nesse mesmo dia, haverá o lançamento on line do Caderno Pedagógico Galeria de Retratos dos Convencionais Republicanos de 1873, de autoria de Anicleide Zequini no site do Museu Paulista/USP – www.mp.usp.br.

DATA: 18/04 – RODA DE CONVERSA: QUE REPÚBLICA É ESSA? DOS CONVENCIONAIS AOS DIAS DE HOJE
Horário: 19h
Nesta roda de conversa, os historiadores, a partir de suas experiências na educação, refletirão sobre o conceito de República empreendido pelo Partido Republicano Paulista e sua implicação no processo de Proclamação da República, bem como na luta pela cidadania e direitos democráticos no novo regime até os dias atuais.  A roda de conversa será mediada pela supervisora do Museu Republicano de Itu/USP, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego (Docente/ Museu Paulista).
Convidados:
Andrea Trus - Educadora, licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Pós Graduanda em Planejamento Educacional em Políticas Públicas e em Cultura e Arte Barroca pela UFOP.  Lecionou como professora de História no Ensino Básico/ Ensino Superior. Atualmente leciona no Cursinho Popular de Itu.  

Erik Fernando Tavernaro - Historiador formado pela UNESP, desenvolveu pesquisas relacionadas à estruturação e atuação do Partido Republicano Paulista (PRP) no interior de São Paulo, com destaque para o Clube Republicano de Itu, durante o Movimento Republicano. Graduado em Cinema na Faculdade de Artes do Paraná (FAP).

Gerson Luiz Pacheco Pinto – Historiador formado pela UFOP, especialista em Docência do Ensino Superior pelo CEUNSP, atua como educador há 20 anos.

Marcelo Leite – Historiador formado em História pela UNESP em 2014. Atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), desenvolvendo pesquisa sobre o Ensino de História e Museu: os usos do Museu Republicano "Convenção de Itu" em aulas de História (1990-2012).

Nathalia Fernandes Vieira -  Mestra em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Bacharela e Licenciada em História pela Universidade de São Paulo. Atua como professora de História do Ensino Fundamental e Médio há 5 anos. É coordenadora do Cursinho Popular de Itu.

Informações
Museu Republicano de Itu/USP. Rua Barão de Itaim 67, Centro, Itu/SP.
11 40230240, menu 3, Serviço Educativo ou pelo e-mail: edu.mrci@usp.br
Atividade Gratuita
Não há necessidade de inscrição prévia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana