segunda-feira, 22 de março de 2021

Curso de Extensão promovido pela USP (online) - MUSEUS E ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Este curso tem como objetivo fomentar discussões possíveis entre os museus e escolas no contexto vivenciado pela pandemia do coronavírus, em que novas formas de comunicação emergem e são necessárias para a produção de conhecimento a partir da cultura material e dos acervos dos museus. 

Para tanto, serão apresentadas metodologias diversas encontradas por três museus do território ituano e seus educadores. 

Os ministrantes irão valer-se dos acervos dos museus localizados no chamado "Centro Histórico de Itu", ou seja, Museu Republicano "Convenção de Itu" da Universidade de São Paulo, Museu da Energia de Itu da Fundação Energia e Saneamento, Museu da Música - Itu do Instituto Cultural de Itu. 

Serão selecionados os temas convergentes entre as instituições e problematizando conceitos, tais como: territórios, identidades culturais, estudo do ambiente, circulação, produção e apropriação da cultura material. 

Durante o curso serão analisadas e avaliadas criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global. 

Em relação ao recorte temporal, contemplará as especificidades da composição dos diferentes acervos das instituições museológicas envolvidas entre o século XIX e XX.

Veja mais neste link

Faça sua inscrição aqui


  • Período: 13/04/2021 a 18/04/2021
  • 16:00 horas
  • Plataforma Google Meet


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana