terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Enredos de Escolas de Samba de 2013 referem-se a INDAIATUBA

A pedido do prefeito Reinaldo Nogueira, as Escolas de Samba que participaram do Carnaval de rua de 2013 em Indaiatuba, a Imperador de Santa Cruz e a Acadêmicos do Sereno fizeram seus enredos com o tema "Indaiatuba", a primeira com foco no tempo passado e a segunda com foco no tempo presente.

A Imperador de Santa Cruz apresentou o enredo “Indaiatuba, Assim Tudo Começou”. Para abordar o tempo passado, a carnavalesca Márcia Santos optou por iniciar com indígenas e suas influências. Em seguida, carro alegórico e alas trouxeram a estação de trem e a formação da comunidade ao redor da Igreja Matriz. Fechando o enredo vieram o chafariz e o comércio que se desenvolveu, bem como o surgimento do primeiro hospital, entre outros fatos marcantes do nosso passado. 


Locomotiva do Museu da Estação e Matriz Nossa Senhora da Candelária em alegoria da Imperador de Santa Cruz
Patrimônios de nossa História, grandes representantes de nossa Memória, duas escolhas certíssimas para representar nossos demais patrimônios!


Busto da benemérita D. Leonor, que construiu o primeiro hospital de nossa cidade 
em alegoria da Imperador de Santa Cruz.
Homenagem simplesmente indispensável em grande sensibilidade da carnavalesca Márcia Santos

Já a Acadêmicos do Sereno trouxe o enredo “Indaiatuba, Cidade Número Um”, com 480 integrantes em 12 alas. O foco foi a fase atual do município, e para dar conta dessa abordagem o carnavalesco Éder Farias abriu  desfile com um retrato das colônias que mais influenciaram o crescimento da cidade, seguido pelo tema qualidade de vida, com o Parque Ecológico e as práticas saudáveis. Encerrando, vieram o carro das indústrias, molas propulsoras do progresso de Indaiatuba.


Etnias das colônias que trouxeram progresso para nosso município, em alegoria do Sereno
Não podiam faltar!  Pontos para a percepção de Éder Farias!


A ideia do Prefeito Reinaldo aceita pelas Agremiações em dar visibilidade a nossa História - através do ponto de vista dos carnavalescos - através da única festa popular que acontece em nosso município é, sem dúvida, mais uma das formas que temos para valorizar  nosso Patrimônio e nossa Memória. Essa ideia poderia manter-se para os próximos anos, talvez com temas "menores" dentro da própria cronologia da História de nosso município. A contar pela criatividade das Agremiações neste ano, poderíamos continuar a fazer uma leitura alegre e criativa de nossa História.

Direcionar o tema das escolas de samba não foi a única inovação deste ano no Carnaval local, que foi organizado pelo Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria Municipal de Esportes. Outra inovação foi a escolha da campeã, feita por enquete no site da prefeitura, onde a população poderá eleger a agremiação que teve o melhor desempenho no desfile, que aconteceu no domingo de Carnaval, na Marginal Esquerda do Parque Ecológico, em frente ao Barco. Os foliões poderão optar até amanhã (quarta-feira)  pela Acadêmicos do Sereno ou pela Imperador de Santa Cruz, as duas escolas inscritas para a competição, em cinco quesitos: Fantasia, Samba Enredo, Bateria, Mestre Sala e Porta Bandeira e Comissão de Frente. 

A forma de escolha de eleger a escola campeã pode desconsiderar critérios técnicos que apenas os jurados especializados possuem competência para perceber, mas em contrapartida pode representar um resultado mais democrático, refletindo a opinião dos foliões que simplesmente vão para a avenida e votarão com o critério "gostei mais" ou "gostei menos", o que no fundo representa o critério mais importante da Festa do Momo: o que me divertiu mais.




Crédito das fotos: Eliandro Figueira
http://eliandrofigueira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana