BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

sábado, 20 de julho de 2013

71a. ROMARIA DE INDAIATUBA PARA PIRAPORA


ROMARIA - DÉCADA DE 1970


A Romaria, que neste ano completa 71 anos, é dedicada ao Bom Jesus de Pirapora, um dos mais importantes santuários paulistas e teve início em 1942 com a autorização da Cúria de Campinas. 

Os primeiros grupos de romeiros eram formados apenas por cavaleiros, porém, em 1947 começaram a aparecer os charreteiros e os primeiros ciclistas.

 Os pedestres começaram a surgir somente em 1951 devido a algumas dificuldades iniciais do percurso.
Atualmente, a Romaria de Indaiatuba à Pirapora conta com a participação de milhares de fiéis sendo uma das mais importantes da região. 

O grupo de pedestres que participa da 71ª Romaria de Indaiatuba à Pirapora partiu nesta sexta-feira (19), às 12h30, de frente da Matriz Nossa Senhora da Candelária. A saída foi marcada pela tradicional benção dos romeiros na presença do organizador do evento, Alcides Gaspar, o Cidão Gaspar. 

A chegada do grupo à Pirapora está prevista para as 17h do sábado. Para o domingo (21) a programação dos romeiros começa às 5h, com missa no Santuário de Pirapora. O retorno para Indaiatuba começa às 7h, com os ciclistas, e às 7h30 com os charreteiros e cavaleiros. A parada no Ponto do Almoço, em Cabreúva, será às 11h, e o grupo deve chegar em Indaiatuba às 19h.  

Este ano a Romaria faz homenagem especial a Hermes José Monteiro, um dos fundadores da Romaria que, segundo relatos familiares,  fez a primeira viagem a cavalo até Pirapora já no final da década de 1930, antes mesmo da Romaria ser "oficial".

Atualmente, a Romaria de Indaiatuba à Pirapora conta com a participação de muitos de fiéis sendo uma das mais importantes da região.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES