BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Exposição Trocas e Trocos continua no Museu do Casarão Pau Preto

A Fundação Pró-Memória de Indaiatuba continua apresentando sua nova exposição temporária, “Trocas e trocos – Uma viagem pelas moedas e cédulas que fizeram parte da História do Brasil”, no Museu Municipal Casarão Pau Preto. 

No espaço estão expostas cédulas e moedas antigas que foram utilizadas em diferentes períodos da história do País e que fazem parte do acervo de numismática da Fundação. Também são apresentadas ao público diferentes máquinas calculadoras e de impressão de cheques que evoluíram com o passar do tempo. A exposição permanece até o dia 31 de agosto.


AS TROCAS E AS MOEDAS BRASILEIRAS

No Brasil, durante grande parte do período colonial, não havia circulação de dinheiro em notas e moedas como acontece atualmente. As trocas comerciais eram realizadas por meio de mercadorias que tinham um alto valor de mercado, tais como: pau brasil, algodão, açúcar e fumo. Aos poucos, conforme a colonização portuguesa adentrava o território, as moedas confeccionadas em metal (ouro, prata e cobre) foram introduzidas nas trocas comerciais, entretanto, todas eram cunhadas na Europa e vinham para o Brasil. A denominação neste período era ‘réis’, plural de real.


Conforme as vilas iam desenvolvendo tornou-se necessário a confecção de moedas em território brasileiro, assim foi inaugurada a primeira Casa da Moeda na Bahia (1694-1698), depois no Rio de Janeiro (1698-1700), Pernambuco (1700-1702) e Minas Gerais (1725-1735). 

Com a vinda da Família Real para o Brasil em 1808 houve uma crescente demanda por moedas, para atender tamanha necessidade das trocas comerciais foram criadas as primeiras ‘moedas em papel’, e em 1810 eram chamados de bilhetes de bancos.


Atualmente a Casa da Moeda localiza-se no Rio de Janeiro e emite moedas de metal e em notas de papel.


SERVIÇO

Local: Museu do Casarão Pau Preto

Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477, Jardim Pau Preto

Horário de Funcionamento: segunda a sexta das 09h às 17h

(Fontes: http://www.educacional.com.br/reportagens/dinheiro/brasil.asp http://www.moedasdobrasil.com.br/cmb.asp)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES

Quantas pessoas precisam receber um órgão doado?

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO