quarta-feira, 1 de agosto de 2018

O córrrego que não era

texto de Marcos Kimura
Publicado em 19/03/2009


Quando o prefeito Clain Ferrari lançou o projeto do Parque Ecológico, ele inicialmente foi chamado de saneamento do Fundo do Vale do Corrego Barnabé. Ainda não atuava na imprensa local, mas tenhao quase certeza que foi com esse nome que a verba em Brasília foi obtida na época, no governo Fernando Collor de Mello que, aliás, deu nome ao Parque que surgiu dessa obra (ato imediantamente revertido, já que à altura da inauguração, o político alagoano já havia sido enxotado do Palácio do Planalto).

Pois agora o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) descobre agora que aquele curso d'água não é o Barnabé, mas um afluente dele. Na verdade, o referido córrego nasce no Bairro Mato Dentro, forma o Lago Boa Vista nas Chácaras Areal e na altura do Colégio Objetivo encontra-se com as águas que vêm dessa parte mais antiga do Parque Ecológico. O superintendente do Saae, Alexandre Peres, que anunciou a descoberta durante coletiva sobre o Dia Mundial da Água, comemorado no próximo domingo, disse que o estabelecimento da nascente de um rio ou córrego é feito pelo seu braço mais longo. Pesquisas feitas pelo Saae em órgão competente apontaram a real nascente do Barnabé e seu verdadeiro leito.

Conversei em seguida com o presidente da Fundação Pró-Memória, Antônio Reginaldo Geiss, e ele me garantiu que, a partir dessa revelação, fica claro que aquele braço que ficou sem nome é o histórico Córrego Votura, que era considerado o nome antigo do Barnabé. Histórico porque se supõe que às margens do Votura nasceu Indaiatuba. E ao contrário do que muitos acham, Votura nunca foi o nome da povoação que deu origem à nossa cidade, mas tão somente do curso 'água ás margens da qual os primeiros habitantes se estabeleceram.

Essa descoberta muda muda os mapas e muito do que sabemos de nossa cidade. Por exemplo, a extensão do Barnabé passa a ser um manancial de 11 quilômetros de extensão, com uma nascente visível e passível de ser protegida. E se o nosso ex-Barnabé for mesmo o Votura, é justo que retome sua denominação original e seu papel na formação da cidade.

Na foto, pode se ver o Parque Ecológico do estacionamento até a rotatória do Objetivo e, em primeiro plano, o Lago Boa Vista pouco antes dos encontro do Barnabé e do córrego que ficou sem nome

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana