sexta-feira, 24 de junho de 2022

Museu da Água retoma programa "Trilha das Águas" com visita presencial

Ó Museu da Água iniciou, nesta semana, o Programa de Educação Ambiental “Na Trilha das Águas”, desenvolvido pelo Museu e realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), desde 2009, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e também faz parte do Programa Município VerdeAzul, iniciativa do Governo Estadual.

O objetivo do Programa na Trilha das Águas é despertar a consciência ambiental, principalmente nas crianças e jovens para que eles tenham o cuidado necessário para a utilização de um recurso, como a água, tão importante para a humanidade e que tem um papel cada dia maior no desenvolvimento do Município. 

Desde março de 2020, com a pandemia da Covid 19, o programa vinha acontecendo de forma virtual nos sites do Museu e do Saae. No período: (1) foi criado um tour virtual do Museu da Água e Parque do Mirim, junto com a Secretaria de Cultura, para que todos pudessem visitar esses espaços, que tive 1300 acessos, e além disso, (2) os professores da rede municipal de ensino fizeram diversos vídeos explicativos no Museu da Água, sobre diversos temas ambientais, principalmente sobre a água, que eram disponibilizados aos alunos acessarem de casa. 

Este ano o Programa está voltado aos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, e iniciou com a Emeb Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro, onde os educandos percorreram a exposição “Origem e Propósitos”, que mostra a formação da água em nosso planeta até sua transformação nos dias de hoje, estiveram na Sala Histórica que conta sobre o abastecimento em nossa cidade e fizeram a trilha ecológica ao redor do museu onde aprenderam sobre a importância da mata ciliar para a manutenção de um manancial, além de vivenciarem o contato com a “bica” ligada diretamente com a nascente do Cupini, que abastece nossa cidade desde 1936.


MUNICÍPIO VERDEAZUL (PMVA)

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. 

O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado. 

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefetiruas paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas em dez diretivas norteadoras que abrangem os seguintes temas estratégicos: município sustentável, estrutura e educação ambiental. Conselho Ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Indaiatuba já esteve consecutivamente no 28º lugar no Ranking formado pelos indicadores do programa, mas em 2020 caiu para 80º. (Veja os ranking aqui).

HISTÓRICO DO PROGRAMA

No site do SAAE consta que, desde 2009, ano de lançamento do Programa, mais de 15 mil pessoas, entre alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental das redes municipal e particular, universidades, empresas, associações de classe já participaram, percorrendo locais históricos do abastecimento de água de Indaiatuba, e conhecendo de perto como é feita a captação e o tratamento de água.

Conforme indica o folder do programa, (copia abaixo) o passeio começava no antigo Chafariz, no final da Rua Cristiano Steffen, no Bairro Pau Preto, uma das primeiras fontes de abastecimento de água da cidade. Do local, o grupo seguia até a Represa de Captação do Cupini, próxima à SP-75, onde fica o Museu da Água.

No local, os grupos eram recepcionados por monitores que davam uma aula aos visitantes, explicando desde a parte histórica da visita até percorrerem trilhas em um dos últimos trechos remanescente de Mata Atlântica do município, moradia de várias espécies de aves e roedores, além de conhecerem inúmeras nascentes existentes naquela área, que alimentam um dos lagos do local, de onde a água é captada para tratamento desde 1937.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana