quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

Muro de Taipa é tombado pela Secretaria da Cultura

 

Foi publicado na Imprensa Oficial Municipal de quinta-feira dia 30 de novembro de 2023, o tombamento, para fins de preservação, do Muro de Taipa, localizado do lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.

 A Resolução 03/2023, datada de 29 de novembro de 2023 e assinada por Tânia Castanho Ferreira, Secretária da Cultura e por Josielle Martinuzzo Costa Diretora do Departamento de Preservação e Memória, que assumiu as funções da extinta Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, assim descreve esse patrimônio:

“Muro de Taipa”, construído utilizando a técnica de taipa, com largura média de 0,55m e altura de 2,00m com acabamento de respaldo e alvenaria de tijolos de barro cozido rebocados com argamassa de cal e pintado a cal. Partes deste foram restauradas em 1999.


O muro de taipa foi construído por trabalhadores negros escravizados, possui uma estrutura com valor histórico e cultural significativo. A taipa é uma técnica de construção tradicional que representa parte relevante da identidade da comunidade indaiatubana, inclusive por estar no Centro Histórico. Esse tipo de construção pode ser feio com materiais naturais, como barro, terra, palha, bambus, sendo mais sustentável do que muitos métodos modernos de construção que consomem mais recursos; isso significa que é positivo para o meio ambiente, ao mesmo tempo que, se não cuidado, possui mais riscos de demolição. Se bem mantido, possui uma durabilidade impressionante , resistindo ao tempo e às intempéries. Preservá-lo não apenas conserva a nossa história, mas também pode ser uma forma de aprender sobre técnicas de construção antigas e adaptá-las para serem mais sustentáveis nos dias de hoje. Assim, a preservação dessa estrutura pode servir como exemplo para o uso de métodos de construção mais sustentáveis no futuro, ajudando a inspirar práticas que sejam menos prejudiciais ao meio ambiente.


A partir de agora, todos os projetos, obras e intervenções físicas cuja realização venham a alterar ou comprometer a preservação deste muro, deverão ser submetidos a análise da Secretaria Municipal de Cultura, nos termos da Lei 7.628 de 12 de agosto de 2021.

Mas não é só isso. Como o muro foi formalmente elevado a um bem de valor cultural (1) municipal, agora é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, através do Departamento de Preservação e Memória, preservar o bem e tomar as medidas para garantir que o muro não seja destruído, demolido ou mutilado.

Cabe ainda a esses responsáveis colocar uma placa, plaqueta ou etiqueta com indicação da categoria do bem tombado e da Resolução de tombamento, conforme obrigado por lei.

Dos três patrimônios tombados neste final de ano pela Secretaria da Cultura, (1) partes do Cemitério da Candelária, (2) Chafariz e (3) Muro de Taipa, o muro é o que está em maior estado de vulnerabilidade. Confira nas fotos tiradas NO MESMO DIA da declaração de seu tombamento:

 


















 

 (1) Consideram-se bens de valor cultural aqueles que se distinguem dos demais pelas suas características histórica, artística, estética, arquitetônica, urbanística, documentária, bibliográfica, museográfica, ecológica, paisagística, arqueológica, ambiental ou referencial

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana