sábado, 9 de dezembro de 2023

Indaiatuba 193 anos - Um presente sobre mudanças & permanências


Hoje nossa cidade comemora 193 anos de sua fundação oficial (e que fique claro: essa data de fundação não é a data de origem de Indaiatuba).

Neste aniversário, o arquiteto Charles Fernandes preparou um presente para todos nós, com uma técnica de arqueologia digital, na qual o antigo prédio da Câmara e Cadeia - que existia na atual Praça Prudente de Morais - é colocado virtualmente no exato local, com as mesmas proporções que ele existiu.




Nas imagens abaixo, você poderá conferir como era o prédio, suas proporções, sua localização e a comparação disso tudo com a paisagem taudl, em fotos tiradas recentemente para servir como substrato para esse detalhado processo de reconstrução. 



O hábito de comemorar aniversários surgiu por volta de três mil anos antes de Cristo, no Egito, onde era aplicado apenas para deuses e faraós (que eram considerados o próprio deus ou representante dele entre os homens). Esse hábito também existiu na Grécia antiga e, conforme o cristianismo avançou, foi abandonado, por ser considerada uma prática pagã. 




Somente no século IV a própria Igreja Católica começou a comemorar o nascimento de Jesus, então a prática retornou para o cotidiano entre, os mortais só que desta vez com um novo significado místico: o aniversariante deveria ganhar presentes, como forma de comemorar um novo ano e afastar os maus espíritos, o que, de maneira mais recente e com base na astrologia, recebeu o nome de "fim do inferno astral", ou seja um novo começo de um novo ciclo, uma celebração da vida. Embora grande parte das pessoas não acreditem eu não se importam com a relação da data com a astrologia, o fato é que a grande maioria comemora a data de aniversário como um marco afetivo, de rever lembranças e fazer planejamento. E é exatamente isso que propomos hoje: relembrar a história de nossa cidade e refletir sobre o futuro que queremos para ela e, sobretudo, como podemos colaborar com esse futuro melhor, mas sustentável e humanitário.







Sobre este presente de aniversário para nossa cidade, para nosso senso de cidadania e para o futuro que nossas ações provocarão em Indaiatuba, Charles Fernandes registra que:

"Em 2011 foi feito um trabalho de pesquisa sobre a Casa de Câmara e Cadeia de Indaiatuba, denominado de “Arqueologia Digital”, onde através de textos e fotos foi possível recriar em computação gráfica um modelo que representasse este importante prédio histórico de Indaiatuba, demolido na década de 60. 
A história completa deste prédio, você poderá ver na publicação original desta pesquisa, em https://historiadeindaiatuba.blogspot.com/2011/07/arqueologia-digital-o-predio-da-antiga.html?m=1

Doze anos depois resolvi implantar a maquete eletrônica na atual praça Prudente de Morais, utilizando editores de imagem e computação gráfica, para se ter a sensação de que o prédio ainda existe, e que nosso patrimônio não fora perdido. 
 
A praça foi edificada em dois momentos e a Casa de Câmara  e Cadeia era o limite da primeira etapa de construção, tendo originalmente o antigo Coreto, também demolido, a esquerda (em direção ao Bradesco), e o busto do Voluntário João dos Santos a frente. Atualmente o local onde se localizada a obra demolida é marcado pela primeira fileira de palmeiras da fonte luminosa. A projeção da antiga Casa de Câmara e Cadeia quase não sobrepõe a fonte existente. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana