sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Chafariz da Praça Elis Regina é tombado pela Secretaria da Cultura

Notável óleo sobre tela de Hermenegildo Pinto
Acervo pessoal de Eliana Spoliante, espólio do avô Archimedes Prandini, 


Foi publicado na Imprensa Oficial Municipal de ontem, quinta-feira dia 30 de novembro de 2023, o tombamento, para fins de preservação, da edificação que fica na praça Elis Regina, denominada "chafariz". 

Quadro pintado (releitura) por Dona Maria Inês Milani Domingues, retratando as lavadeiras que iam lavar roupas na então "biquinha"


A Resolução 01/2023, datada de 29 de novembro de 2023 e assinada por Tânia Castanho Ferreira, Secretária da Cultura e por Josielle Martinuzzo Costa Diretora do Departamento de Preservação e Memória, que assumiu as funções da extinta Fundação Pró-Memória de Indaiatuba descreve o chafariz como sendo um bem construído em cimento com uma base retangular revestida de azulejos brancos e azuis com moldura de cerâmica bege e sobre esta base o símbolo da cidade representado pela letra “i”, além de quatro bicas de ferro que jorram água nos dois lados da base. 


Praça do Chafariz, antes do Parque Ecológico - década de 1970
Ao fundo, sede da Fazenda Pau Preto
(acervo de Jaime José Pozzan)


A partir de agora, todos os projetos, obras e intervenções físicas cuja realização venha a alterar ou comprometer a preservação do chafariz ou do seu entorno, deverão ser submetidos a análise da Secretaria Municipal de Cultura, nos termos da Lei 7.628 de 12 de agosto de 2021. 

Mas não é só isso. Como o chafariz foi formalmente elevado a um bem de valor cultural (1) municipal, agora é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, através do Departamento de Preservação e Memória, preservar o bem e tomar as medidas para garantir que o chafariz não seja  destruido, demolido ou mutilado.

Cabe ainda a esses  responsáveis colocar uma placa, plaqueta ou etiqueta com indicação da categoria do bem tombado e da Resolução de tombamento, conforme obrigado por lei.


CHAFARIZ EM DIFERENTES TEMPORALIDADES


Mapa de Indaiatuba feito em 1913
Com indicação de onde era o chafariz



Quando o chafariz era uma "biquinha"


Inauguração do Chafariz com "i"












(1) Consideram-se bens de valor cultural aqueles que se distinguem dos demais pelas suas características histórica, artística, estética, arquitetônica, urbanística, documentária, bibliográfica, museográfica, ecológica, paisagística, arqueológica, ambiental ou referencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana