Video Aula de História de Indaiatuba.
CIRIOSIDADES ADICIONAIS
O obelisco de pedra do Ibirapuera mede 72m de altura e todo o monumento ao soldado constitucionalista possui 1932 m2 de construção cercados de lendas e simbologias.
Obelisco é o nome dado a este tipo de monumento de base quadrada que vai diminuindo com a altura, e é encimado por uma pirâmide, são em geral comemorativos à pessoas ou eventos.
O obelisco do ibirapuera simboliza, pelo lado externo, a guarnição de uma espada de 72 metros, mas por dentro, a lamina é oca, representando um canhão.
Jacente é relativo ao verbo jazer, comum em epitáfios de lápides de túmulos. É descrito como jacente, a pessoa que "jaz" em seu túmulo.
Diz a lenda que o herói jacente está de olhos abertos, para disparar seu canhão e chamar seus colegas, caso necessite guardar a Constituição de qualquer ameaça.
Guilherme de Almeida, o poeta da Revolução de 32, foi exilado.
23 de maio de 1932 foi o dia do tumulto no centro de São Paulo que levou a morte de quatro estudantes chamados de MMDC, cujas criptas estão sob o herói jacente.
São os mártires: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo.
Foram cerca de 60.000 combatentes paulistas e quase 1000 mortos em contagem oficial, mas poderia chegar até ao dobro disso se contarmos os civis.
Em 1955 foi criado o mausoléu e em 1957 - em alusão aos 25 anos da Revolução - recebeu uma grande comemoração que trouxe, entre outros, os restos mortais do Voluntário João dos Santos, de Indaiatuba.
No mesmo armário de mármore onde se encontram o Voluntário João dos Santos, está também Pedro de Toledo, que governou o estado de São Paulo durante a revolução de 32. É o primeiro armário, logo na entrada do Mausoléu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário