sábado, 23 de abril de 2016

Jardim Califórnia

Conhecido pela sua tradição, o bairro Jardim Califórnia mantém suas histórias vivas na memória de quem já passou pelo local. Repleto de comércios e residências, os moradores destacam a beleza do ambiente e as lembranças do passado.


Praça do Cato, imagem de 2011.


Fundado na década de 1970, o bairro Jardim Califórnia sempre apresentou áreas verdes e plantas para a população que procurava um lugar para morar. Aos poucos o local foi tornando-se cada vez mais popular, até se transformar em um centro comercial. “Aqui temos tudo. Falo isso, pois já morei em outros bairros e o que mais gostei foi esse. Temos mercado, lojas de roupas, academia, lanchonetes, além da cumplicidade de uma comunidade que se respeita e caminha junto acima de tudo”, afirma a estudante Joyce Santos de Lima.







Rua Domacir Stocco Júnior, 1a. rua do Bairro.


A dona de casa Iolanda Silvério, comenta que o bairro sempre chamou sua atenção pelo ambiente tranquilo e sereno que transmite. “Moro aqui há mais de 40 anos e não tenho do que reclamar. Além de ser um bairro muito bonito, nunca tive problemas no local”, diz.

Iolanda conta que quando se mudou para o bairro, o lugar era diferente do visual que podemos ver agora. “Aqui sempre foi conhecido pela quantidade de mato que tinha. Quando passei a morar no Jardim Califórnia, tudo era grama e mato. Vi tudo isso aqui crescer e tenho muito orgulho de dizer que criei meus filhos e construí a minha família aqui”, relata.

Dona Iolanda, moradora no bairro há mais de 40 anos.

O comerciante Marcos Farias, revela que o bairro sempre chamou sua atenção de uma forma comercial. “Eu tinha uma loja em outro local, mas quando vi que o bairro estava crescendo resolvi trazer a minha empresa para cá e deu certo. Acho que quem via o Jardim Califórnia antigamente, jamais imaginaria a grande potencia que o ambiente se tornou”, ressalta.


Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Califórnia foi implantada na Rua Basílio Martins, próximo ao antigo Campo do Galo para substituir a UBS 10, situada na Vila Brizola, que funcionava em um prédio alugado e teve suas atividades encerradas.

O UBS funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 16h e disponibiliza consultas nas especialidades de clínica geral, odontologia, pediatria e ginecologia/obstetrícia, além de procedimentos de enfermagem. O prédio tem 527,50 m² de área construída e segue o mesmo padrão da unidade de saúde inaugurada no Parque Corolla, inaugurado em 2010. São seis consultórios médicos e um de odontologia; inalação; sala de observação; pré-consulta; vacina; enfermagem; dispensário de medicamentos; arquivo; expurgo; esterilização; coordenação; sala de reuniões; área de serviços; copa; refeitório; vestiários para funcionários; sanitários públicos acessíveis e salas de recepção e espera.

UBS do Jardim Califórnia


Esporte

Um novo centro de esportes e lazer começou a ser montado em dezembro de 2010  no Jardim Califórnia, como objetivo de beneficiar também os moradores da Vila Brizola, Jardim Nova Indaiá, Jardim Tropical, entre outros bairros da região.

O prédio começou a ser construído  em uma área onde funcionava o tradicional Campo do Galo (veja imagem abaixo), na Rua Ema Mantoanelli Tachinardi.  O projeto foi elaborado e supervisionado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Engenharia,  possui 933,25m² de área construída, com vestiários masculino e feminino coletivos; vestiários masculino e feminino acessíveis individuais, piscina semiolímpica coberta medindo 12,5m por 25m, academia, e área administrativa.

 Local onde era o "antigo" campo do Galo

Time de futebol do Jardim Califórnia - Início da década de 2000


Imagem do Centro Esportivo - Inaugurado em 2011

Lazer

Além das diversas opções de lazer espalhadas pelas praças e academias públicas do bairro, o Centro Educacional SESI – 420, também pertence ao Jardim Califórnia. Sendo um dos pontos de referência do município, a entidade é estruturada em base federativa para prestar assistência social aos trabalhadores industriais e de atividades assemelhadas em todo o país.

Portaria do SESI - imagem de 2011

O SESI exerce papel fundamental no desenvolvimento social, colaborando efetivamente com a melhoria da qualidade de vida do trabalhador da indústria, seus familiares e comunidade em geral por meio de seus serviços nos campos da educação, saúde, lazer e esporte, cultura, alimentação e outros. “É ótimo ter o SESI como referência do bairro, pois é um local com muitas atividades e muita visibilidade”, opina o industriário César Eduardo Campos Junior.


Tradição  

Situada na Praça Renato Vila Nova, mais conhecida como Praça do Cato, a Revistaria do Januba é muito conhecida não apenas no Jardim Califórnia, mas também na cidade de um modo geral. João Neto, popularmente ‘Januba', nasceu no interior do Paraná, mas escolheu Indaiatuba para viver. Por mais de 20 anos ele trabalhou em empresas metalúrgicas e sempre procurou ser participativo nos momentos de buscas de melhorias. Na verdade, Januba sempre esteve ligado nos movimentos populares, fossem eles na igreja, no trabalho ou no esporte, mas sempre no seu bairro. “Participei de reuniões na igreja pelo bem comum. Quando vim para o Jardim Califórnia a igreja Maria Gorete tinha apenas o sino e ajudei a reconstruir. Além disso sempre lutei pelos direitos de melhorias dos moradores do meu bairro”, conta.

Januba


Antiga Banca do Januba

Banca do Januba - Imagem de 2011


Em 1988 quando resolveu abrir seu próprio negócio, optou pelo local que tanto admirava e tinha grande sentimento. “Lembro que logo que vim para cá, a Praça era como um lixão. O pessoal jogava de tudo lá. Quando montei a banca já estava tudo diferente e com um visual de lazer mesmo. Aos poucos o local foi se tornando muito movimentado e oferecia eventos de música e diversão aos fins de semana”, lembra.

Motivado por amor pelo local onde vive, o empresário contou com o projeto municipal Bibliobanca em seu estabelecimento. A ação foi criada junto aos jornaleiros que estão em solo público. A Revistaria do Januba é uma das pioneiras do projeto que conta atualmente com cerca de 1,3 mil pessoas que retiram livros para lerem durante a semana. “A Bibliobanca visa incentivar a literatura. Temos muitas pessoas cadastradas que podem ler os livros disponíveis gratuitamente”, diz.

Entre as conquistas edificadas no bairro, Januba destaca o processo para solucionar o problema de alagamento nas ruas do Jardim Califórnia. “Essa é uma das reivindicações que considero uma árdua vitória, pois lutamos por muito tempo para resolver o problema de alagamento. Nós que moramos no bairro, sabemos o quanto sofríamos nos períodos de chuva. Lutamos bastante para isso e conseguimos que fossem feitas obras de canalização no bairro. Todo o esforço valeu a pena”, fala.

 Enchentes eram frequentes no bairro.

Popular no Jardim Califórnia e nos bairros próximos, ele afirma que sempre gostou de estar envolvido em ações sociais e para o bem da população. “As pessoas me procuram para falar sobre suas necessidades e de certa forma tento intermediar as solicitações em busca de soluções. Por conta disso, tenho muitos amigos. Gosto de ajudar as pessoas, de ouvi-las e buscar melhorias. Meu desejo é poder continuar trabalhando para que o Jardim Califórnia e toda a região possa crescer”, declara.

Além de empresário e cidadão, Januba também ocupa o cargo de presidente da Comunidade Independente que acolhe ainda os bairros Santa Cruz, Vila Brizola, Novo Indaiá, Jardim Tropical, Jardim Belo Horizonte e Jardim Kioto I e II. Com sede própria e com o objetivo de oferecer atividades educativas e de lazer para a população, a Comunidade Independente é conhecida pela escola de futebol que revela muitos talentos do esporte na cidade. “O esporte no Jardim Califórnia começou onde é a escola Camilo. Ali era um campo de futebol que tinha muitos jogos e frequentadores. Depois, veio o famoso Campo do Galo que sediou diversos jogos importantes para a cidade”, diz ele que ressalta ainda quais objetivos que deseja alcançar no bairro que escolheu para construir sua história. “Sei que temos muitas coisas a fazer, inclusive, já temos projetos para melhorar ainda mais a questão das enchentes. Também queremos reconstruir a escola Camilo, pois temos muitos profissionais bons que passaram por lá. Agora, iremos buscar retomar a qualidade que a escola necessita e continuar procurando melhorar o bairro cada vez mais”. 




Campo da Comunidade Independente - Imagem de 2011


Texto originalmente publicado na REVISTA EXEMPLO IMÓVEIS
Agradecimentos: Sr. Aluísio Williampresidente do Grupo AWR
Larissa Ferreirajornalista.
 As imagens e o texto deste post possuem créditos. 
Cite-os se utilizar para sua pesquisa

Um comentário:

Postagens mais visitadas na última semana