sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Exposição sobre Grêmios Estudantis no Casarão

 

Eliana Belo Silva
Coluna Semanal “Identidade Indaiatubana” - Jornal Exemplo de 02.09.2016


Exposição sobre Grêmios Estudantis no Casarão


Desde o dia 25 de agosto está aberta para visitação pública a nova mostra do Casarão Pau Preto “Grêmio Estudantil: Linhas, Cores, Formas, Bordados e Ideias”, organizada pela Diretoria de Ensino da Região de Capivari, a qual as escolas estaduais de Indaiatuba fazem parte. O Casarão Pau Preto fica na Rua Pedro Gonçalves, 477 – Jardim Pau Preto – Indaiatuba/SP e a entrada para a mostra é gratuita.

 

No ano passado, estudantes da escola pública estadual ficaram semanas nas mídias, em uma atitude que surpreendeu muita gente, inclusive educadores. Reagiram com veemência após o anuncio, por parte do Governo do Estado, que algumas escolas sofreriam modificações a ponto de transferir salas de aula para outras unidades. Um sentimento de pertencimento tomou muitos alunos, que se organizaram e tomaram as escolas, sendo essa ação uma das que fizeram o Governo do Estado recuar e repensar as mudanças até então propostas. Em 2014, o Movimento “Vem para a Rua” foi, em grande parte, tomado por jovens que tomaram as ruas de várias cidades, em protesto inicialmente provocado pelo aumento da tarifa de ônibus, reivindicando, entre outros itens, o Passe Livre para estudantes. Ambos os movimentos, de 2014 e 2015 demonstram, na prática, que os estudantes estão, cada vez mais, tomando para si seu papel de sujeitos da história.

 

A mostra foi lançada na manhã de segunda-feira, dia 22 de agosto no Indaiatuba Clube, em evento direcionado para jovens e especialmente alunos gremistas, no qual a  palestra “Mediação e Resolução de Conflitos” foi ministrada pelo secretário de Educação de São Paulo, José Renato Nalini, promovido pela ONG Um Milhão de Amigos com o apoio da Diretoria de Ensino da Região de Capivari.

 

“Todas as 38 escolas circunscritas na DER de Capivari têm grêmio estudantil”, informou a supervisora de ensino Profa. Ivanete Menegon Waldmann, que esteve durante o dia orientando a equipe técnica do Casarão da montagem da mostra.

 

A dirigente da DER de Capivari, Profa. Deise Regina de Godoy Bresciani, esteve presente no Casarão, onde informou que nossa DER “já tem compromisso em fortalecer o protagonismo juvenil através do estímulo à agremiação já há algum tempo e essa mostra é uma oportunidade de dar visibilidade a esse importante instrumento de protagonismo juvenil”.

 

“Mostrar o que os grêmios estão produzindo e pensando é uma forma de fortalecer a democracia, dando voz aos jovens”, completou a Profa. Deise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana