sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Voluntários fazem manutenção na Locomotiva do Museu Ferroviário

Nos dias 15 e 16 de agosto (terça e quarta-feira passada) a locomotiva do Museu Ferroviário de Indaiatuba recebeu uma atenção de dois voluntários: Willian Lopes Miranda e Marcelo Forner, que graciosamente fizeram ações de restauro no patrimônio.

Os metais da locomotiva foram polidos e um produto de preservação foi passado nela toda.






De acordo com Willian, este trabalho foi feito pela sua paixão por todos os assuntos relacionados à ferrovias.

Ainda neste ano e por conta própria, Willian fez uma placa de identificação na Estação de Pimenta (veja abaixo) com as mesmas características da original. 

A Estação, já declarada como bem sujeito à tombamento pelo Conselho de Preservação da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba teve seu telhado arrancado por completo, as telhas e o madeiramento.

Não é só essa estação que está negligenciada por esse Conselho. A Estação de Itaici, também declarada como patrimônio material que deve ser preservado, foi reformada há pouco tempo, o madeiramento original foi arrancado juntamente com as telhas e foram postas telhas onduladas (tipo polipropileno) no lugar.



Chave Stein, parada da antiga Sorocabana, localizada no município de Elias Fausto, também foi restaurada por Willian há aproximadamente três anos atrás, conforme imagens abaixo. Neste caso, quem colaborou foi Aldineis Boldrini, que atualmente trabalha como guarda de patrimônio da FIEC.













Tanto Willian como Aldineis, possuem um sonho: instalar trilhos na frente da Estação Ferroviária do Centro (Museu) para que a locomotiva possa fazer passeios turísticos, mesmo que pequenos.

SONHAR PODE!

Este post destaca, por um lado, a importância do trabalho de voluntários e por outro, a inoperância de quem, oficialmente, deveria fazer a preservação.


_________________________________________________________________________________

Crédito das imagens: Willian Lopes Miranda 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana