sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Inscrição para oficina “Experiências Paulistas em Educação Patrimonial” acontece a partir de hoje, dia 15 de setembro

A Fundação Pró-Memória em parceria com o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Unicamp, promove oficinas gratuitas da Escola do Patrimônio durante o ano de 2017. 
A inscrição para o curso “Experiências Paulistas em Educação Patrimonial”, que acontece no dia 30 de setembro, abre hoje, dia 15 de setembro. 
Para participar basta preencher a ficha de inscrição disponível no site da fundação, www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/, e encaminha-la para o e-mail escoladopatrimonio@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br. 
Para as outras oficinas o documento estará à disposição quinze dias corridos antes de cada curso. Maiores informações pelo telefone 3875-8383 ou diretamente no Museu Casarão Pau Preto.
A Escola do Patrimônio é um projeto realizado em parceria entre Fundação Pró-Memória e o Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Unicamp desde 2014, que visa discutir questões referentes ao patrimônio documental, cultural e ambiental e sua preservação por meio de oficinas gratuitas destinadas à comunidade.
PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS REALIZADAS PELO PROJETO ESCOLA DO PATRIMÔNIO

OFICINA: EXPERIÊNCIAS PAULISTAS EM EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
Professor: Ms. Fernando Siviero
Data: 30 de setembro
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)
Ementa: Atualmente, muito se fala no campo da preservação do patrimônio cultural em Educação Patrimonial. Cada vez mais, as leis e as políticas públicas apontam a necessidade de projetos e ações educativas em qualquer intervenção preservacionista. Governo, ONGs e empresas disputam significados e práticas da educação patrimonial.
Em 2014, o Iphan publicou "Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos". Nesse breve livro, encontra-se uma perspectiva histórica do assunto na instituição e algumas orientações para a prática educativa. Apesar disso, observa-se que esse campo possui um acúmulo de experiências muito distintas em todo território nacional e ainda não possui sistematização. Nesse curso vamos estudar o histórico da educação patrimonial no Iphan e conhecer diferentes conceitos, paradigmas e ações educacionais.
Além disso, teremos a oportunidade de analisar algumas experiências nas quais a preservação e a educação patrimonial caminham em conjunto, criando situações e perspectivas que potencializam a função sociocultural dos bens culturais.
Inscrições a partir do dia: 08/09/2017

OFICINA: O BARROCO PAULISTA
Professor: Doutorando Mateus Alves Silva (Doutorando em História - UNICAMP)
Data: 21 de outubro
Horário: 9h às 13h - 14h às 16h
Local: Tulha – Casarão Pau Preto (Rua Pedro Gonçalves, 477 Jardim Pau Preto, Indaiatuba/SP)
Ementa: A formação de São Paulo e o desenvolvimento artístico; Particularidades do Barroco Paulista; Arquitetura religiosa e civil; Escultura e talha barroca; Pintura e decoração religiosa.
Atividade prática: Exercícios de análise de obras de arte.
Inscrições a partir do dia: 06/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana