quarta-feira, 25 de maio de 2022

Industrialização de Indaiatuba

 Marcos Kimura (1)

Quem vê nossa Indaiatuba atual, com suas indústrias que criam empregos e negócios, mal sabe que há algumas décadas andávamos atrás das vizinhas Salto e Itu, de onde fomos separados administrativamente ainda no século XIX e que até 1963 era sede de nossa comarca.

Até o final dos anos 1940, o município era basicamente agrário, com poucas indústrias. É a partir da década seguinte que o cenário muda, com a instalação de fábricas que mudariam o cenário local. Empresas familiares como Cerâmica Indaiatuba, Cotonifício, Villanova (2),  Torcetex (3) e Têxtil Judith (4) - (as três últimas ainda em atividade) criam empregos na cidade, mudando o eixo demográfico, até então centrado na zona rural.

A vinda da japonesa Yanmar na virada para os anos 60 é outro momento capital. Não apenas na criação de empregos, enorme para as dimensões da Indaiatuba de então, mas pela atração de novos negócios, que foram ocupar a Zona de Predominância Industrial (ZPI) criada pelo primeiro Plano Diretor da cidade, que o prefeito Romeu Zerbini (1964-1968) encomendou à SD Consultoria e Planejamento, associada ao escritório o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, no futuro, secretário de Planejamento da Capital Paulista. Esse projeto também é responsável por recomendar a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), que permitiu o crescimento sustentável do Município pelas décadas seguintes.

Propriedade da Yanmar - década de 1960
De início, foi a empresa ISEKI, que comprada pela Yanmar, passou a se chamar Fundituba.
Há pouco tempo (2020) a Fundituba Indústria Metalúrgica Ltda. foi adquirida pela Castertech.


A ZPI foi um sucesso tão grande que já em 1973, o mesmo Romeu Zerbini, de volta à prefeitura após os quatro anos de seu aliado Mário Araldo Candello (1969-1972, que foi quem inaugurou o Saae), cria o primeiro Distrito Industrial de Indaiatuba, em 500 metros de cada lado da rodovia SP-75, entre a Rua dos Indaiás e o limite com Salto. Indústrias como Filtros Mann e Gessy Lever se instalam por lá, mas o primeiro loteamento empresarial que daria origem ao que hoje conhecemos como Distrito Industrial surge no governo de José Carlos Tonin (1983-1988), que é o Domingos Giomi, resultado de uma negociação com o empresário Elias Jorge, que havia adquirido a Fazenda Engenho d’Água de Ário Barnabé (do lado de cá da estrada, a propriedade se tornou o Jardim Morada do Sol).  

Em 1992, o número de indústrias no município já era tal que o Sesi inaugura o Centro de Atividades Antônio Ermírio de Moraes, na Avenida Francisco de Paula Leite (dentro do Distrito Industrial concebido por Romeu Zerbini) com a presença do próprio dono da Votorantim, do governador Luis Antônio Fleury do presidente da Fiesp, Mário Amato, e do então prefeito Clain Ferrai (1989-1983).

Dona de uma grande área no Município havia anos, a Toyota aproveita a abertura do mercado brasileiro para novas montadoras e anuncia o interesse em fabricar o Corolla no Brasil. Indaiatuba é escolhida, mesmo com a concorrência de diversas cidades, ainda na administração Flávio Tonin (1993- 1996), e, apesar da planta em si não criar muitos empregos diretos em função do novo tipo de produção automatizada, fornecedores e outros são atraídos para cá. A planta foi inaugurada na administração seguinte, de Reinaldo Nogueira. A planta ainda seria ampliada na virada do século, sendo inaugurada com a presença do presidente Fernando Henrique Cardoso e do governador Gerald Alckmin em 2002.

 

Em dezembro de 1997, a revista Exame elege Indaiatuba como a Melhor Cidade no Brasil com até 120 mil habitantes para se fazer negócio. A partir de então, o Município passa a frequentar constantemente pesquisas do gênero promovidas, por exemplo, pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Ferjan) e mais recentemente, pela Band. 

Em 2011, a vinda da americana John Deere, com participação importante do ex-prefeito Reinaldo Nogueira, quando já estava tudo certo para que a fábrica de tratores se instalasse em Santa Bárbara D’Oeste, não apenas gera um boom de empregos, oportunidades e negócios imobiliários, com a chegada de muitos executivos e mudança de Horizontina/RS para cá, como ainda deu origem a um novo Distrito Industrial. As duas plantas, John Deere e John Deere-Hitachi foram inauguradas em 2014, novamente com a presença de Alckmin, mas desta vez, com Michel Temer, ainda como vice-presidente. 

Em 2020, Indaiatuba contava com 902 indústrias, e de janeiro a novembro desse ano, havia exportado US$ 390 milhões (1% de todas as exportações paulistas) e importado US$ 921 milhões (2% de todo o Estado). 


NOTAS DO BLOG

(1) O conteúdo deste post foi publicado originalmente no Jornal Indaiatuba 107.1FM nas edições 003 de 25 de março de 2022 e 004 de 1º de abril de 2022. 

(2) A empresa Alfredo Villanova foi fundada em 1908 em São Paulo, na Rua Thieres. Em busca de mão de obra e matéria prima (madeira) a empresa mudou para Indaiatuba em 1939, na quadra onde hoje é o Banco do Brasil (Centro). Em 1940 instalou a Fundição e Metalúrgica Villanova na Rua Candelária 1550 onde chegou a ter 1500 funcionários. Atualmente a empresa funciona no Distrito Industrial.

(3) O embrião do que mais tarde seria a Torcetex teve início em 1º de abril de 1934 (data da emissão da primeira NF), com a "Usina de Indaiatuba" fundada pelo médico e ex-prefeito de Indaiatuba Dr. José Pedro Cardoso da Silva. Dois anos depois, ainda no ramo de beneficiadora de algodão, a empresa mudou de nome e passou a se chamar na junta comercial local como "José Cardoso da Silva" e depois como "Fiação de Seda São Pedro". Em 1956, no mesmo local onde existiram essas empresas, foi fundada a Torcetex, empresa mais antiga genuinamente indaiatubana em funcionamento até hoje.

(4) O embrião do que mais tarde se tornaria a Têxtil Judith teve início em 1936 em São Paulo em uma pequenina tecelagem de raion com o nome de Irmãos Giomi que teve seu registro efetuado oficialmente na Junta do Comércio naquela cidade em 1º de setembro de 1937, com o nome Giomi & Cia. As máquinas de tecelagem foram sendo transferidas para Indaiatuba no ano de 1948 e, em 1950, toda ela já estava instalada aqui. A mudança da razão social de Giomi & Cia para Textil Judith S/A foi no dia 16 de janeiro de 1959, sendo que, no ínicio o endereço era na rua 24 de Maio e, em 1972 foi para a Avenida Presidente Vargas.

Fonte: Estatística Industrial do Estado de São Paulo - Ano de 1936 - Página 50


Textil Judith em 2008, pouco antes da demolição





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana