segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Museu Histórico Sorocabano: Quinzinho de Barros: arquitetura, história e memória

ESCOLA DO PATRIMÔNIO

27/10/2018: SOROCABA/SP - Museu Histórico Sorocabano: Quinzinho de Barros: arquitetura, história e memória
Prof.ª M.ª Tami Coelho Ocar
INSCRIÇÕES: https://goo.gl/forms/rAGrox9iquyXMapB2

24/11/2018: INDAIATUBA/SP - Museu Casarão Pau Preto
INSCRIÇÕES: em breve

A Fundação Pró-Memória está comemorando o quinto ano seguido de parceria com o Departamento de História da Unicamp por meio do projeto de extensão “Escola do Patrimônio” E nesta quinta edição, a Escola reunirá especialistas, profissionais e demais interessados no patrimônio histórico cultural para dialogarem, aprenderem e discutirem acerca do universo dos museus. 

Nesse sentido, os cursos buscam temas referentes a organização desses “lugares de memória” que são os Museus, seus acervos, arquitetura e políticas públicas de preservação e gestão patrimonial. Por isso, dentro dessa proposta, esse ano a Escola do Patrimônio irá propor debates e a reflexão sobre o papel dos museus regionais, sua importância para a história e memória da comunidade em que está inserido, atentando-se para as semelhanças e, também, diferenças existentes entre instituições das cidades paulistas como Indaiatuba, Campinas, Sorocaba e Itu. 

Nesse caso, a novidade é que os cursos serão oferecidos nestas cidades, tendo a participação de profissionais que atuam diretamente com os museus locais. Para tento, a Fundação disponibilizará transporte para levar os alunos para as vistas técnicas de tais museus.

Os organismos internacionais, tais como a UNESCO, vem recentemente salientando a importância das ações dos lugares de memória em conjunto, estabelecendo redes de cooperação entre as diversas instituições. Nesse sentido o objetivo final da proposta é estabelecer uma rede de Museus da Região para concretizar tal proposta capitaneada pela Fundação Pró-Memória de Indaiatuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana