quarta-feira, 3 de abril de 2019

Estrada Antônio de Pádua Constant Pires

Antonio de Pádua Constant Pires, advogado, nasceu em Araguari-MG em 11 de junho de 1919 e faleceu em São Paulo em 19 de dezembro de 2009. 

Casado com Lea Cioni Constant Pires. 

Filho de Benjamin Constant Pires e Santina Merlino Constant Pires. 

Pai de Flavio Constant Pires, Leticia Maura Constant Pires, José Rubens Constant Pires e Fernanda Constant Pires Rocha e Silva. 

Em 1954 comprou a Fazenda Morungaba quando, então, passou a conviver com os indaiatubanos, sendo que morou em Indaiatuba desde 1981 até 1994 (intercalando sua moradia entre Indaiatuba e Campinas e depois, entre Indaiatuba e São Paulo). 

Teve criação de gado para leite e diversas plantações. 

A Fazenda fazia divisa com a propriedade do Sr. Algemiro Barnabé, vereador da cidade, e de quem era grande amigo. 

Desde sua graduação na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1945, exerceu a advocacia autônoma sempre dentro da mais pura ética, tendo alcançado muito sucesso na profissão, ficando conhecido por sua competência. 

Desde a aquisição da fazenda, em 1954, "Dr. Constant", como era chamado, se apaixonou pela cidade e dela se tornou assíduo frequentador, vindo posteriormente a residir em Indaiatuba. 

Conhecia muitas pessoas, e gostava muito de conversar com todos que encontrava na cidade. 

Em 1970 fundou o primeiro supermercado da cidade, na Rua da Candelária; em 1984 tinham 14 lojas, tendo chegado, posteriormente, a vinte. 

Em 1988 o Supertuba tinha 700 funcionários, e Dr. Constant, presidente da empresa, orgulhava-se do tratamento que tais funcionários recebiam, pois tinham acesso a plano de saúde, bolsas de estudo, cursos etc. 

Chegou a ser cogitado para uma indicação para compor o Tribunal de Justiça através do "quinto constitucional", reservada para os advogados de notório saber jurídico e ilibada reputação. 

Contudo, envolvido em atividades empresariais, notadamente o Supertuba S/A, optou por recusar, uma vez que eram incompatíveis, legalmente, as duas atividades. 

Manteve as duas atividades, de advogado e empresário, por muito tempo, sendo verdade que por um longo período a rede de supermercados recebeu maior atenção, até sua venda a outro grupo, em 1994.

Neste ano, Dr. Constant voltou a advogar em seu escritório na capital, onde trabalhou até quando sua saúde permitiu. 

 Foi-lhe concedido o título de Cidadão Indaiatubano em 23 de junho de 1988, pela Câmara Municipal.


Inauguração da padaria Pão Quentinho na Avenida Presidente Vargas- Indaiatuba


Na imagem estão: Padre Xico, Antonio de Pádua Constant Pires, Hamilton de Albuquerque Belo, Agenor Claus, Clain Ferrari, Wilson Sampaio e José Gomassako 


Supermercado Supertuba - Esquina da Avenida Presidente Vargas 
com a Avenida Visconde de Indaiatuba (vista da frente)



Supermercado Supertuba - Esquina da Avenida Presidente Vargas 
com a Avenida Visconde de Indaiatuba (vista da da lateral, do mesmo prédio acima, mas em outra data)


Mesmo local, outra vista.




De autoria do vereador Alexandre Carlos Peres o logradouro público do loteamento Vale do Sol passou a ser denominado Estrada Antonio de Pádua Constant Pires.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana