quinta-feira, 16 de maio de 2019

 HOSPITAL DIA

 

HISTÓRICO

 

Começou a ser construído pelo então prefeito José Carlos Tonin (gestão 83/88) com recursos próprios, para ser um hospital municipal. Na época, com vistas ao previsível crescimento da população, entendeu a Prefeitura que estava na hora de se contar com um hospital público municipal, alternativa ao HAOC, visto que o Hospital Santa Inês ainda não existia como opção. 

Segundo relato de José Carlos Tonin, "o projeto foi feito por um especialista em hospital e originalmente tinha previsão de dois pavimentos, e quem começou a construção foi a Lix da Cunha."

Ainda segundo Tonin, havia o Município conseguido um recurso à fundo perdido do Governo Federal, o FAS - Fundo de Apoio Social da Caixa Econômica Federal, verba arrecadada com o funcionamento das loteriais. O prefeito Clain Ferrari, que assumiu depois (89/92) abandonou a obra e, inclusive, recusou o recebimento do recurso federal, mesmo sem ter que pagar nada.

O próximo prefeito, Flávio Tonin (93/96), recomeçou a obra com recursos municipais, mas não terminou, o que só seria feito na gestão do prefeito Reinaldo Nogueira, iniciada em 1997 e continuada até hoje (2019) com políticos do mesmo grupo.

Reinaldo Nogueira transformou o que deveria ser originalmente um hospital em ambulatório de especialidades semelhante à um AME, modalidade que Indaiatuba ainda não pleiteou e outras cidades - inclusive menores - já possuem.

Portanto, o resumo é que ainda não temos um hospital municipal, não temos o AME do Governo do Estado e continuamos a depender da Unicamp, Puc, Samaritano e outros de Campinas e de outras cidades que já possuem atendimento referenciado. 


 HOSPITAL DIA ATUALMENTE – após várias reformas

 

PRÉDIO COMPARTILHADO

·        UBS 1 (usa 6 salas)
·        Laboratório Municipal
·        Ambulatório de Especialidades
·        Centro Cirúrgico
·        Central de Regulação
·        Setor de Exames/Diagnósticos por imagens
·        Setor de MI (Moléstias Infecciosas) – como tuberculose e AIDS



ESPECIALIDADES MÉDICAS DE ADULTOS

·        cardiologia
·        dermatologia
·        endocrinologia
·        infectologia
·        nefrologia
·        neurologia
·        oncologia
·        ortopedia
·        otorrinolaringologia
·        pneumologia
·        psiquiatria
·        reumatologia


ESPECIALIDADES INFANTIS:

·        cardiologia infantil
·        cirurgião infantil
·        neurologia infantil

 

EXAMES:

·        Endoscopia
·        Colonoscopia
·        BERA
·        biópsia de próstata/fígado
·        coleta de líquor  
·        histeroscopia

CIRUGIAS (centro cirúrgico foi ampliado faz pouco tempo)

·        geral
·        bucomaxilofacial
·        cabeça e pescoço
·        geral
·        plástica
·        orácico
·        vascular 
·        obstetra



O Hospital Dia “Dr. Renato Riggio Jr” está (maio de 2019) em obras para a reformulação e ampliação do Centro Cirúrgico. Entre as mudanças está a construção de uma nova sala de cirurgias. A obra é executada por meio do projeto “Empresa Solidária”, uma parceria firmada entre e Prefeitura de Indaiatuba e a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Indaiatuba (Aesci).

Conforme projeto da Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia, toda a área do Centro Cirúrgico será reformulada para acrescentar uma nova sala de cirurgia. A ala contará com nova área de espera pré-operatório separado por sexo e com sanitários masculino e feminino para dar mais privacidade e conforto aos pacientes. O mesmo será feito com pós-operatório, que também será separado por sexo, com sanitários, inclusive para pessoas com deficiência.

Para viabilizar a reforma e ampliação do Centro Cirúrgico o projeto incluiu a construção de novos vestiários para funcionários, para liberar a área dos antigos.

Atualmente o Hospital Dia conta com duas salas cirúrgicas e realiza cerca de 300 cirurgias mensais. Com a finalização da obra será possível atender até 450 pacientes por mês. Serão três salas de cirurgias completas, além de reestruturação do quadro médico e de enfermagem para atender a população.

O Hospital Dia realiza cirurgias nas quais o paciente recebe alta no mesmo dia que o procedimento é realizado. Conta com um anestesista por dia e médicos cirurgiões nas diversas especialidade, e serviço de enfermagem. Além das duas salas cirúrgicas em funcionamento, o HD disponibiliza sete leitos de recuperação anestésica e uma central de material esterilizado.

As cirurgias são previamente agendadas e não é feito atendimentos de urgência no local. Também são realizados procedimentos menores que exigem apenas anestesia local, com alta logo após termino do procedimento, e cirurgias com anestesia geral ou regional, com alta dos pacientes no final do dia.

Em 2015 o Hospital Dia também passou por uma obra de ampliação para receber o Sae (Serviços de Atenção Especial) da Secretaria Municipal de Saúde. A ampliação totalizou 97,50m² de área construída. O novo espaço permitiu ao paciente que procura atendimento ter um acolhimento diferenciado e sigiloso, com uma recepção exclusiva.

No ano passado a equipe da Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou uma reforma para a manutenção do prédio, que agora será complementada pela ampliação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana