domingo, 3 de janeiro de 2021

O Busto de Dom José de Camargo Barros

 O Busto de Dom José de Camargo Barros

é uma das poucas obras de escultura em espaços públicos da cidade de Indaiatuba.


]






A obra é composta por um pedestal de granito vermelho assentado em uma base de alvenaria e um busto de bronze de feitura clássica. O retratado figura com roupas religiosas e um crucifixo ao peito. O pedestal, por sua vez, possui duas placas informativas.

A construção desse monumento envolveu parte da população da cidade. Em 1930 houve uma articulação popular em prol da sua feitura. Contudo, somente quinze anos depois, a cidade teve dinheiro para financiar a obra. A venda do jornal "O município", fechado por Getúlio Vargas em 1937, permitiu o financiamento da escultura.

O homenageado, Dom José de Camargo Barros, foi um cidadão indaiatubano de destaque na Igreja Católica. Nascido na fazenda Barreiro em 1858, ele frequentou desde cedo escolas em Indaiatuba e Itu e, ainda jovem, foi coroinha do padre Antônio Cassemiro da Costa Roris.

Incentivado também por seus pais, João Batista de Camargo Barros e Gertrudes de Assunção Camargo Barros, Dom José ordenou-se padre em 1883 e, paralelo ao santo ofício, foi professor em alguns Seminários Católicos.

Em 1894, tornou-se o primeiro bispo da Diocese de Curitiba. Seus esforços na área da educação e da saúde e sua caridade tornou seu trabalho e seu nome reconhecidos na cúria. Em 1904, ele assumiu a Diocese de São Paulo com a missão de criar a Arquidiocese Metropolitana. Para isso, ele foi à Roma tratar dos assuntos paulistas mas acabou falecendo em um naufrágio do barco a vapor Sírio.

Seu corpo foi encontrado dias depois do acidente nas costas africanas e trazido ao Brasil. Os restos mortais de Dom José de Camargo Barros encontra-se na cripta da Catedral Metropolitana da Sé, em São Paulo.



Fonte: JESUS, Carlos Gustavo Nóbrega de; SIVIERO, Fernando Pascuotte. O Patrimônio Cultural de Indaiatuba: História e Memória. Indaiatuba/SP: Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2020.
Fotografias: Praça Leonor de Barros Camargo. Coleção Antônio da Cunha Penna. Arquivo Municipal de Indaiatuba Nilson Cardoso de Carvalho. 1957.
SIVIERO, Fernando. Busto de Dom José de Camargo Barros. Fundação Pró-Memória de Indaiatuba. 2018. @ Indaiatuba, Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana