terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Formação da primeira junta do "Partido Conservador" do império em Indaiatuba

Durante o Segundo Reinado da época do Brasil imperial tivemos dois partidos políticos, o Partido Conservador (dos saquaremas) e o Partido Liberal (dos luzias), ambos monarquistas e escravocratas ao ponto de um político pernambucano dizer uma frase que ficou famosa para descrever essa aparente oposição: "nada se assemelha mais a um 'saquerema' do que um 'luzia' no poder".

Os dois partidos alternaram-se no poder legislativo durante todo o Segundo Reinado. O exercício do poder ocorria através da ocupação do Conselho de Estado, órgão do poder político-administrativo do Império, diretamente controlado por D. Pedro II. Na monarquia parlamentarista brasileira, não era o rei que ficava subordinado ao parlamento, mas o contrário, o parlamento era submetido ao monarca.

Essa dualidade partidária brasileira iria acabar apenas na década de 1870, quando a crise do modelo escravista no Brasil levaria parte dos latifundiários, com o apoio de camadas sociais urbanas, a defenderem a abolição e a formar o Partido Republicano.

Abaixo vemos os saquaremas de Indaiatuba que formaram a primeira "Junta Conservadora" da nossa cidade:

Fonte: jornal Diário de São Paulo de 1º de dezembro de 1869


No mesmo dia e no mesmo jornal, foi publicado que os habitantes da então "Villa de Indaiatuba" estavam reivindicando a instalação de um Foro Civil e um Conselho de Jurados, uma vez que dependíamos de Itu no que tange a aos assuntos relacionados:


Veja o resultado da eleição feita em nossa cidade em agosto de 1878; repare no percentual dos eleitos de cada um dos três partidos existentes na época - Partido Conservador (saquaremas), Partido Liberal (luzias) e Partido Republicano:

Fonte: " O Cruzeiro" de 10 de agosto de 1878






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana