1926
De acordo com texto do jornalista Sérgio Squilante, no Jornal Votura de 7 e 16 de maio de 1993, com 25 funcionários foi instalada em Indaiatuba a Fábrica Gryschek, de cadeiras e cabos de guarda- chuvas, do alemão José Gryschek. A fábrica funcionava no centro da cidade.
O barulho das serras incomodava os vizinhos, razão porque a Prefeitura doou uma área de 8 alqueires para Gryschek, onde é hoje o Parque Boa Esperança e, a partir de 1929, a fábrica passou a funcionar em um grande prédio de dois pavimentos, especialmente construído para tal fim. Gryschek nesta época tinha um contrato com a Antártica de fornecimento de 100 mil cadeiras, e por volta de 1930- 31, tendo entregue quase toda quantia encomendada, abandona a fábrica e Indaiatuba, levando a firma à falência.
A área de 8 alqueires e terreno de 10 mil metros onde estava edificada a fábrica foi resgatada por Jorge Steffen, detentor de hipotecas sobre a mesma, e as vendeu ao imigrante alemão Henrique Lins, que ali instalou sua famosa "Fábrica de Harmônios e Órgãos Lins".
Nenhum comentário:
Postar um comentário