sexta-feira, 15 de abril de 2011

Laércio Milani - o goleiro de Indaiatuba no Santos F.C.

Muitos sabem que Indaiatuba teve um ilustre esportista com notoriedade nacional: trata-se de Laércio José Milani, filho de Clofas Mosca Milani e Humberto Milani e irmão dos indaiatubanos Isolina Milani (Cordeiro), Marcos Milani, Adele Milani (Pucinelli), Walda Maria Milani (Ibraim), Hélio Milani, Maria Inês Milani (Domingues) e Antonietta Milani (do Amaral Gurgel), estas duas últimas já citadas neste blog.



O indaiatubano Laércio Milani  com o uniforme do Primavera - mostra as mãos que levaram Indaiatuba para o mundo em gloriosas defesas.


Laércio José Milani começou sua carreira no Esporte Clube Primavera e foi goleiro do Santos Futebol Clube, na áurea época do Rei Pelé.



O goleiro indaiatubano Laércio José Milani, seguido pelo Rei Pelé (na época apenas um jovem princepezinho) desembarcando para outro dos grandiosos jogos do Santos F.C.


Mas o que muitos não sabem, e que pode ser confirmado na imagem abaixo, é que outro goleiro indaiatubano também jogou no Santos Futebol Clube, na mesma época.


Equipe do Santos F.C. num amistoso em Santa Catarina (Taió) em 1964
Imagem publicada originalmente no grupo virtual do Facebook "Dinossauros de Indaiá"

Carlos Alberto, Wilson, Zito, Clodoaldo, Ramos Delgado, Douglas, Joel, Coutinho, Gilmar, Edu, Elcio (Mineiro), Rildo



Trata-se do goleiro é Benedito Zerbinatti,  mais conhecido como "Élcio". Mas aqui em Indaiatuba ele era mesmo conhecido "Mineiro".

Conforme conta José Aristides Barnabé, "ele foi descoberto pelo Moacir Martins, num campo que havia onde é hoje a pracinha depois do Cemitério na Rua Candelária e levado para o Esporte Clube XV de Novembro onde começou a despontar, chamando a atenção de olheiros, sendo assim contratado pelo Guarani F.C. de Campinas. De lá para o Santos F.C. foi muito rápido. Para sua infelicidade, na época o Santos F.C. tinha como goleiros o Gilmar e o Laércio". (1) 

Por jogar com esses dois craques, acabou não ganhando tanta notoriedade.

Na viagem retratada nessa imagem (acima) para Santa Catarina, o Laércio não pode jogar, provavelmente por estar contundido e ele foi no lugar.

Pelé também não estava no jogo, embora outros jogadores do time principal estivessem. Talvez por ser amistoso, talvez por suposta contusão como Laércio.

A foto original é de Moacir Martins e nela consta uma dedicatória de Benedito-Élcio-Mineiro, que agradece a oportunidade que lhe foi dada.

Mas um indaiatubano que merece destaque!



.....oooooOooooo.....

Colaborou: José Aristides Barnabé

(1) Depoimento originalmente publicado no grupo Dinossauros de Indaiá, em texto postado por Patrick Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana