BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A modista e suas costureiras aprendizes

Foi na década de 1950 e 1960 que a Dona Santa, famosa costureira de nossa cidade, além de fazer elaborados modelos na sala de costura que mantinha em sua casa, também dava aulas de corte e costura para jovens senhoritas.

As aprendizes tinham que levar para aula jornais velhos. Com eles, tentavam reproduzir moldes copiados de revistas famosas, não tão numerosas, mas muito conhecidas e respeitadas como referência.

As que conseguiam fazer moldes adequados com os jornais, partiam então para cortar o tecido com base no molde, isso após análise e aprovação de Dona Santa.

As imagens abaixo (da moda da década de 1960) foram cedidas por ela, que guardou algumas revistas da época, chamadas de "manequins".

Além de figurinos com imagens desenhadas, Dona Santa  guardou revistas doadas pela Casa Nicolau, estas mais recentes (décadas de 1970 e 1980 e com fotos). A loja de propriedade da família Nicolau, instalada no primeiro sobrado construido em Indaiatuba (rua XV de Novembro, esquina com Bernadino de Campos), revendia tecidos finíssimos e para estimular as modistas e costureiras, trazia das tecelagens essas revistas, que eram doadas com a última moda para suas clientes.


LOJA NICOLAU
loja de fazendas, armarinhos e máchinas de costura de Júlio Nicolau
 na Rua do Commércio no. 8 - telephone 8


Anúncio publicado no Jornal o Indaiatubano de 4/12/1938



(clique nas imagens para ampliar)






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES