BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

domingo, 16 de outubro de 2011

Tombamento de Estações Ferroviárias



 A reportagem acima saiu hoje, domingo, 16 de outubro na Folha de São Paulo.

Em Indaiatuba, a Estação Ferroviária do centro da cidade está sendo preservada pela FIEC e abriga o Museu da Estação.

O mesmo não acontece com as outras estações, que infelizmente estão abandonadas. A de Itaici, que inclusive foi um importante entroncamento na época áurea das ferrovias, foi privatizada para sem-teto pela própria Prefeitura de Indaiatuba.

No site da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba foram divulgados (finalmente) três estudos sobre a importância da preservação de nossas Estações. Veja aqui, aqui e aqui.

Agora, com as constantes notícias que a região da Estação de Pimenta vai ser urbanizada e que ali haverá um importante porto seco,  é necessário que fiquemos de olho nas ações do Poder Público, para que aquela Estação não seja destruída, nem tão pouco apenas reformada: na verdade ela precisa ser RESTAURADA. Assim, o prometido moderno centro de logística intermodal será reconhecido não só pela inovação, mas pela competência de ter integrado o NOVO com o VELHO, respeitando nosso patrimônio ferroviário.

Tomara!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES

Quantas pessoas precisam receber um órgão doado?

VISITANTES NO ÚLTIMO ANO