BEM-VINDO AO BLOG DE ELIANA BELO
Arquivo virtual de História, Memória e Patrimônio de Indaiatuba (SP) e região.*

Este blog só é viável com o auxílio de vários colaboradores; seja um também, divulgando seu (s) texto (s) ou imagem (ns).

CITE A FONTE ao fazer uso de textos ou imagens publicados neste blog; grande parte do material foi cedido generosamente por colaboradores.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Em seu 182o. aniversário, a jovenzinha Indaiatuba recebe importante presente de empresários em sua belíssima Matriz

É com muita satisfação que no 182o. aniversário de nossa querida Indaiatuba, essa tão jovenzinha cidade de nosso coração, faço este post registrando um precioso presente que nossa cidade recebeu: a pintura da Matriz Nossa Senhora da Candelária - feita pela iniciativa privada - mas precisamente pelos empresários da Maxxis Construções e Exsa Desenvolvimento Urbano com apoio da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba, Tintas Polo e Bureau de Comunicação, em obra supervisionada pelo arquiteto Eduardo Gomes.

A Matriz Nossa Senhora da Candelária é um dos nossos patrimônios históricos já tombados. Como tal, precisa ser conservada em seu estado atual, sem reformas drásticas que modifiquem seu aspecto. Assim deverá ser apenas restaurada e mantida como ela é.

Originalmente feita de taipa, a contrução estava com um aspecto ruim, também por causa de manchas de umidade.

O trabalho teve início no dia 17 de novembro e terminou ontem, dia 8, quando os últimos andaimes foram retirados, conforme fotos que se vê abaixo, cumprindo-se o prazo determinado pelos patrocinadores, que tinha previsto terminar a tempo das comemorações do aniversário da cidade, hoje, domingo dia 9.

As empresas informaram que a proposta é uma "oportunidade de compensar a comunidade pelos transtornos que a obra vai causar, mesmo que por um curto período de tempo", referindo-se a um prédio que será construído na esquina do Largo da Matriz. Seria uma espécie de "ajuste de conduta voluntário", feito previamente pela empresa por causa de impactos ambientais que serão causados no entorno, que com certeza incomodará a vizinhança. Um dos representantes das empresas patrocinadoras ddeclarou ainda que "entende que o cotidiano das pessoas vai ser alterado durante as obras e esse impacto as empresas responsáveis pela obra precisam compensar de alguma forma muito positiva".
O padre Marcelo Previatelli, pároco da matriz de Nossa Senhora da Candelária, acolheu muito bem a idéia e se disse surpreso com a iniciativa. “Tomara que outros empresários se animem e sigam esse exemplo de trabalhar pela preservação da memória de Indaiatuba”, arrematou.
Veja abaixo algumas das imagens do "presente" que Indaiatuba recebeu desses empresários.
Não há outro meio de encerrar esse texto, senão com a frase "que sirva de exemplo".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

POSTAGENS MAIS PROCURADAS - Última semana

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

.

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação

Indaiatuba - A cidade que tinha um urubu de estimação
Ave silvestre foi domesticada e atualmente voa livremente pela cidade, pousando em logradouros públicos, tornando-se conhecida e querida pelos indaiatubanos. Ajude a preservar!

SEGUIDORES