quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Fundação Pró-memória completa 20 anos

A Fundação Pró-Memória completa 20 anos em 2014 e foram preparadas diversas atividades comemorativas. Segundo o seu superintendente, Carlos Gustavo Nóbrega de Jesus, a mais relevante é a reinauguração do Casarão Pau Preto, que deverá acontecer no dia 27 de abril. “Estamos fazendo todo o restaurado e reformulado, para atender com maior comodidade a população. Estará mais próximo do original do que era antes das obras”, comemora.
 
Para Gustavo, o trabalho de restauro merece destaque. “É digno de nota, pois em poucos lugares no Brasil é feito um trabalho como esse. Tal resultado positivo deve-se da conscientização da Administração Pública da importância em preservar e recuperar a memória da cidade, poucas cidades, que não são consideradas históricas, tem tal iniciativa, nesse caso pode-se dizer que Indaiatuba está na vanguarda”, comenta. Ele salienta também o papel da comunidade, afirmando que o lugar histórico só tem relevância se for valorizado por sua população, empatia que ele enxerga na relação dos cidadãos de Indaiatuba com o Casarão e outros bens históricos.
 
Gustavo acredita que o esclarecimento da importância da questão histórica em Indaiatuba tem como principal responsável a Fundação Pró-Memória, que há 20 anos se dedica a “escrever a história e divulgar a memória” da cidade. “Aliás esse será o emblemático título que vai estampar o logotipo de comemorações dos 20 anos da Fundação”, adianta.
 
Além da reinauguração do Casarão, a Fundação preparou para fevereiro uma série de iniciativas que vêm evidenciar seus propósitos. A partir do dia 10 de fevereiro, no Polo Shopping, apresentará a exposição 20 da Fundação Pró-Memória: o restauro do Casarão Pau Preto, com fotografias que mostram cronologicamente as fases deste Patrimônio Histórico, desde o século XIX até sua atual restauração. A exposição que será itinerante ficará no Polo até dia 10 de março.
 
Já no 14 de fevereiro, às 19h30, no Plenário da Câmara, haverá sessão solene para comemoração dos 20 anos da Fundação, além disso será lançado o selo comemorativo da data e o evento terminará com uma palestra, com os professores Dr. Marcos Tognon (Unicamp) e Eduardo Salmar (Unimep), que explanarão sobre a importância do Patrimônio Histórico e o restauro do Casarão.
 
Acreditando na importância da educação patrimonial para construção da cidadania, a Fundação, também passará a distribuir, a partir de fevereiro, em Escolas Estaduais e Privadas um Kit com os livros produzidos pela instituição. “A escolha de tais escolas deve-se ao fato de que as Escolas Municipais já contêm os livros”, lembra. As obras virão numa caixa personalisada com o logo comemorativo da Fundação Pró-Memória. Segundo o superintendente, ao longo do ano a Fundação proporcionará inúmeras atividades visando a divulgação e a preservação da memória da cidade. “Isso é só o começo”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana