quinta-feira, 18 de agosto de 2016

De 1989 aos dias atuais - confira a história da FAICI em Indaiatuba

 Texto de Juliana Ferreira - G1 de Campinas e Região de 18 de agosto de 2016


 A história da Faici teve origem em 1989. 

A primeira edição da festa era apenas o início do que seria um dos principais eventos de Indaiatuba. Na época, o rodeio foi realizado no Centro Esportivo do Trabalhador de Indaiatuba, localizado no bairro Cidade Nova, mas ainda estava longe da dimensão a que chegou hoje.

A trajetória da Faici se mistura com a história do atual presidente, José Marques Barbosa. Natural de Anaurilândia (MS), ele é competidor de laço desde os 22 anos e viu a festa nascer, em 1989, quando se mudou para Indaiatuba.

“Cresci ajudando meu pai na fazenda em Mato Grosso. Quando vim para Indaiatuba, vi a Faici nascer em 1989 e desde então não larguei mais. Competia e ajudava no rodeio”, lembra.

A cada edição, Barbosa assumia mais responsabilidades, como organização de provas cronometradas, laço em dupla e três tambores. Em 2003, aceitou o cargo de Diretor de Rodeio e, no mesmo ano, formou uma sociedade com um grupo de empresários da cidade, assumindo a direção geral da festa.

A volta de cara nova



Em 2004, porém, a organização optou por dar uma pausa nas atividades para melhorar o planejamento da festa. Na época, o evento tinha característica de feira agroindustrial e ainda era realizado no recinto inicial.

O retorno da festa de Indaiatuba aconteceu em 2012, já em um novo recinto criado às margens na Rodovia Santos Dumont, Km 51. “Foi uma felicidade muito grande e um verdadeiro desafio, mas a população recebeu a Faici de volta com muita alegria”, recorda o presidente da festa.

Desde então, a Faici costuma receber um público estimado em 250 mil pessoas por edição. “Hoje temos muito orgulho de saber que a Faici é um evento de credibilidade e referência em todo Brasil. Recebemos famílias, pessoas apaixonadas por rodeio e música sertaneja”, conclui Barbosa.

Rodeio

Este ano, a Faici sedia a Copa Panther Rozeta Cutiano, o único campeonato de rodeio em cavalos do Brasil. As provas conta com a presença de atletas reconhecidos em todo o país, como Fabiano Conceição, de Piracicaba (SP), que é o atual campeão da modalidade em Barretos (SP), além de Pablo Bertolin, de Mirassol (SP), e Espanhol de Bálsamo (SP), que já foram campeões de Barretos.

A festa ainda vai receber a final do 13º Campeonato da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT). Ao todo, 25 mulheres vão disputar a decisão, sendo 20 delas na categoria Feminino e cinco na Mirim. A grande campeã ganhará um carro zero km, além de troféu, fivela e brindes dos patrocinadores, somando mais de R$ 100 mil em prêmios.

Outro destaque será a 2ª Feira Nacional de Ovinos de Indaiatuba. A atração reunirá em exposição e campeonato animais das raças Dorper e Santa Inês, que serão avaliados em diversos quesitos, como padrão racial e morfologia.

As famílias podem ainda aproveitar o Parque do Peãozinho, um espaço com exposição de animais voltado para as crianças. O local funcionará durante todos os dias de festa, assim como o pavilhão de expositores com comerciantes e indústrias da região.

Embaixador

Um dos principais ícones da música sertaneja da atualidade, o cantor e compositor Sorocaba foi nomeado embaixador da Faici (Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Indaiatuba). O título homenageia os principais músicos que fazem parte da história do evento.


“Fiquei muito feliz com o convite e me senti honrado de ter sido nomeado embaixador da FAICI”, declarou Sorocaba durante o lançamento da festa.

Embora tenha nascido na capital paulista, Sorocaba carrega o nome de uma das cidades em que foi criado. Aos 11 anos, ganhou seu primeiro violão dos avós, mas foi na faculdade de Agronomia em Londrina (PR), que realmente deixou se levar pela música. Em 2007, ele conheceu o Fernando, por intermédio de um amigo, e formaram a dupla.

Em 2015, Sorocaba foi o músico que mais arrecadou por direitos autorais em shows no Brasil, de acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). “Sorocaba é um dos maiores nomes da música sertaneja brasileira. Ele ter aceito nosso convite é um reconhecimento do sério trabalho que temos realizado”, destacou José Marques Barbosa, presidente da Faici.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana