segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Hoje (segunda, dia 31 de outubro) missa de 7o. dia do último membro da Força Expedicionária Brasileira - FEB

Hoje, segunda-feira dia 31 de outubro será a Missa de Sétimo Dia de José Costa de Mesquita, que faleceu em 25 p.p. e que foi sepultado no mesmo dia no Cemitério da Candelária.

"Morreu na cidade de Indaiatuba (SP), onde residia, o último membro da Força Expedicionária Brasileira, JOSÉ COSTA DE MESQUITA". Assim despediu-se do conhecido "Sr. Mesquista", o primo dele, da cidade de Três Pontas, no facebook, referindo-se ao falecimento do último membro da Força Expedicionária Brasileira - FEB nascido naquela cidade que ainda estava vivo.

Filho de Antônio Augusto de Mesquita e Arina Costa de Mesquita, casado em Indaiatuba (SP) com Maria Elisa Pucci, nasceu em 26 de agosto de 1919.

Foi incorporado em novembro de 1943 no 6o. Regimento de Infantaria e permaneceu na Itália de 2 de julho de 1944 a 6 de julho de 1945. 

Desembarcou no Brasil em 18 de julho de 1945, dando baixa do Exército em 25 de julho de 1945. (1º Escalão).  Seu posto era de soldado rádio operador. 

Seu equipamento era instalado em um jipe que se deslocava após cada mensagem transmitida, a fim de não ser de não localizado e destruído pela artilharia alemã. Estive presente, por ocasião do desembarque dado 1º Escalão da FEB. Quando trapo iniciou o desfile na Avenida Rio Branco no Rio, a multidão invadiu a Avenida, abraçando os heróis com uma emoção tão grande que o desfile não pode prosseguir. 

As moças arrancavam parte dos uniformes dos pracinhas. Foi uma emoção indescritível, que até hoje não sai de meu pensamento, escreveu Paulo Costa Campos em sua página do facebook, onde também publicou a foto abaixo:


Também pelo facebook sua filha Mariinha Provenza anunciou seu falecimento, lamentado por todos que o conheciam:



José Costa de Mesquita, meu pai querido, cidadão prestante desta cidade, nos deixou esta semana, dia 25/10. Uma vida dedicada a Indaiatuba, de diversas formas, deixa um legado de honra, trabalho e dignidade.





"Combati o bom combate, venci a corrida, guardei a fé..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana