sexta-feira, 11 de maio de 2018

Porque museu que é "Museu", educa

Museu Republicano de Itu inaugura recursos multissensoriais nas suas salas expositivas 




Resultado de projeto envolvendo diversas áreas de trabalho, o museu apresenta novos recursos de acessibilidade que incluem audiodescrições bilíngues e réplicas táteis de acervos e da fachada.

Desde 2015 o Museu Republicano vem desenvolvendo um grande projeto dedicado a ampliar o acesso de seu acervo e exposições junto ao público. Na próxima quarta-feira, 16 de maio, irá inaugurar um conjunto de recursos acessíveis que permitem que mais pessoas possam fruir os conteúdos que a instituição desenvolve. Será possível, por exemplo, agendar visitas com utilização de audioguias, em inglês e português, que descrevem aos visitantes a exposição do local.


Outro recurso importante que o museu estará apresentando no evento são os objetos táteis e a réplica da fachada de seu edifício e azulejos, que poderão ser apreciados pelo toque das mãos, de forma que mais pessoas possam usufruir e conhecer as exposições e a história do museu.

Os recursos foram adquiridos por meio de projetos fomentados pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, pela Fundação USP e pelo Santander, entre 2015 e 2018. Projeto multidisciplinar sob coordenação da supervisora do Museu Republicano, Maria Aparecida de Menezes Borrego, foi desenvolvido pelo Serviço Educativo do Museu Republicano e envolveu as equipes de informática, conservação, comunicação visual, administração e segurança da instituição. Contou também com consultorias da Fundação Dorina Nowill e da Escola de Cegos Santa Luzia de Itu. 

No dia da inauguração, acontecerá a apresentação de música da Banda Clareou, composta por músicos deficientes visuais e funcionários da AIADV Escola de Cegos Santa Luzia, coordenada pelo professor de música Cadú Scalet.


* As visitas com audioguias, em português e em inglês, serão disponibilizados para uso de grupos de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, com agendamento prévio junto ao Serviço Educativo.

Serviço
Local: Museu Republicano de Itu/USP.
Endereço: Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.
Horário: 10h30
Sem necessidade de inscrição prévia.
Informações: (11) 4023-0240, menu 3, Setor Educativo

Confirme sua presença no evento do facebook: https://www.facebook.com/events/2025699034360249/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana