quinta-feira, 17 de maio de 2018

Semana de Museus no Casarão

Esta semana o Museu do Casarão Pau Presto está participando da 16a. Semana de Museus (entre 14 a 20 de maio) com o tema  “Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Hoje haverá Oficina de Fotografia e hoje e amanhã, mediação da exposição "Caminho dos Tropeiros".




Sobre a oficina de fotografia
Ministrante: Vagner Luiz Vacchia
Atualmente coexistem nas sociedades modernas várias gerações. São pessoas que receberam educação, cultura, valores e objetivos de vida diferentes entre si. Esse cenário seria normal em outra época na história da humanidade, no entanto vivemos um período de transformações sociais cada vez mais rápidas e profundas. A principal máquina impulsionadora desse processo tem sido a revolução digital, que não sabemos onde vai parar. Entender as mudanças na sociedade, bem como estreitar os laços com a nova geração são grandes desafios nesse século.
Indústrias, empresas de serviços e de ensino se esforçam nessa tarefa.
Como os museus se posicionam nesse cenário? Que atividades poderão apaixonar e aproximar as novas gerações? A única certeza, por enquanto, é que não podemos parar esse processo de mudanças.
Será realizada, através da palestra no dia 17 de maio, uma reflexão e um panorama para entendermos melhor as transformações sociais das últimas décadas. As características das gerações Baby boomers, X, Y, Millennials e Alphas (que coexistem na atualidade) serão explicadas como auxílio na busca de novas abordagens.
O que é um museu?
Um museu é, na definição do International Council of Museums (ICOM, 2001), "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".
Todo museu, assim como a história, o patrimônio cultural e a memória - que configuram campos diferentes, mas são articulados entre si -  é um campo de tensão e intenção. Na maior parte das vezes, são "arenas políticas, territórios em litígio, lugares onde se disputa o passado, presente e futuro (IPHAN).
Essa tensão entre as partes interessadas deve ser mantida, faz parte dele e permite que qualquer museu seja apropriado de forma democrática por TODOS os grupos, etnias, classes, etc. 
O museu é de todos.
.....oooooOooooo.....

Sobre a semana de museus em Indaiatuba, veja mais em:
Veja mais em: http://maisexpressao.com.br/noticia/fundacao-pro-memoria-de-indaiatuba-participa-da-16-semana-de-museus--47634.html
Sobre o museu como um local permanente de tensão, leia mais em:
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/educacao_museu_patrimonio_tensao.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana