domingo, 6 de janeiro de 2019

Hermenegildo Pinto



GILDO PINTO

Hermenegildo Pinto, mais conhecido como Gildo Pinto foi um indaiatubano da noite. Exímio trombonista e saxofonista e admirável músico, foi regente por muitos anos do Bando da Lua, grupo musical que tocava jazz nas noites indaiatubanas, formado também por Benedito na flauta, Anacleto no saxofone e Ariovaldo na bateria, que depois cedeu o lugar para o sobrinho Gilberto quando resolveu tornar-se vocalista.


Praça Prudente de Moraes, Corporação musical 7 de setembro - 01/05/23. 

1° fila, da esquerda p/ direita: Maestro Pasqual, Pascoalino Boffa,________, José João de Campos, Hermenegildo Pinto e as crianças Pedrinho Boffa e José Dias (Zé Grilo). 

2° fila: Augusto Coppini, Gino Coppini, Edwino Banwart, Teodoro Araújo Campos (de chapéu e gravata borboleta), Casemiro Banwart. 3° fila: Lino Banwart, Calvino Hass (terno branco, gravata e chapéu), Rafael Tancler,___________, Alberto Candelo, Francisco Emanueli, Alfredo Coppini e Juvenal Fonseca. 

Dados fornecidos por Antonio Reginaldo Geiss, a partir de identificação feita por Maria José Tanclér.







Escola Municipal - 1909/10 (identificado por Sr. Geiss).
3° José Martins,
8° Benedito Teixeira de Camargo,
9° José Maria Antunes,
10° Francisco Lourenciano,
11° João Baptista Nunes Beccari,
13° Pedro Lopes de Almeida, 1
4° Antonio Martins,
15° Alfredo Furgeri,
16° Severiano Gonçalves,
17° Alcides Silva,
20° Hermenegildo Pinto,
 23° Carlos Tancler,
24° Alfio Bortolotti,
25° Acrisio Camargo.



1° José Maria de Almeida,
2°________,
3° Boneco,
4° Hermenegildo Pinto.



Carnaval de Rua Sr. Hermenegildo Pinto, década de 1940


MULTI TALENTOSO

Gildo Pinto ganhava a vida como pedreiro, marceneiro e carpinteiro, mas gostava mesmo de arte, tendo sido chamado, por muitos, de Walt Disney indaiatubano. Também era pintor, muitas casas de Indaiatuba “antiga” possuem um quadro seu na parede. Foi ele quem pintou o quadro em alusão ao primeiro sistema de tratamento de água em Indaiatuba e chegou a presentear o genial Nabor Pires Camargo com um de seus quadros. 


Outros privilegiados com suas pinturas foram a Professora Tachinardi e o Dr. Pedro Maschietto. Ele chegou a reproduzir quadros de Almeida Júnior, inclusive reproduzindo o "Picando Fumo". Pouco antes de falecer, dedicou-se também à escultura, tendo feito uma banda inteira de massa e de barro.

Em um de seus textos, Archimedes Prandini narra que quando o prefeito de Indaiatuba era o Major Alfredo Camargo Fonseca, este quis levá-lo a São Paulo a fim de estudar, mas quem faria o Gildo ir? Ele iria abandonar sua querida Indaiá? “ _E assim por este recanto que o viu nascer, perdeu grande oportunidade”.


Além de músico, pintor, compositor e escultor, Gildo foi, quando jovem, jogador de futebol primeiramente no antigo time Corinthians local, que acabou por fazer uma fusão com o time do Indaiatubano, formando o atual Esporte Clube Primavera, sendo um dos primeiros jogadores do fantasma da Ituana. Se irmão Silvio também fazia parte de uma das primeiras composições do time.


Em 1970, o convite da Prefeitura Municipal de Campinas, participou da Semana do Folclore, expondo suas peças de artesanato e pinturas a óleo.


A pedido da Prefeitura de Indaiatuba desenhou o chafariz, que hoje acha-se exposto na entrada do prédio da Caixa D’Água, na Vila Havaí.



PRESÉPIO

Indaiatuba tinha um hábito bastante singelo, narrado por cronistas desde o início do século passado: montar presépios privados que na verdade recebiam visita pública como o mais famoso deles, montado por Silvio Ferreira do Amaral que o fazia em sua casa na esquina do Largo da Matriz Nossa Senhora da Candelária, em frente da casa número 1, onde hoje tem um prédio de apartamentos. 

Gildo Pinto fazia o seu com miniaturas elaboradas com esmero, em movimento: tinha procissão saindo da igreja, bandinha, homem tirando água do poço, animais em movimento, pastores, homem lendo jornal, casalzinho de namorados, tudo formando um cotidiano moderno na cena onde os personagens principais eram o Menino Deus no berço, Nossa Senhora e São José, ladeados pelos Reis Magos.


FESTA POPULAR

No Carnaval ele organizava a festejada Banda do Boi, com boizinhos e outros bichos artesanalmente produzidos com os cabeções que era a festa da petizada. Tinha girafa, urso, macaco, avestruz, galo, elefante e cavalo, todos em desfile, animados com as músicas de sua autoria abrilhantando essa festa popular. Ele dizia que era uma homenagem para a Arca de Noé.

Gildo Pinto foi um agitador cultural de sua época. 

Quando faleceu, deixou viúva a senhora Angela Gemim Pinto e os filhos Gilberto, casado com dona Rosalina C. Nascimento, Luiz Adalberto, casado com dona Irene Benedetti e Edite, casada com Olavo Ribeiro Soares.



Trabalho de Hermenegildo Pinto








Foto do Centro Cultural Hermenegildo Pinto, conhecido como "Piano" no Jardim Morada do Sol em Indaiatuba, reinaugurado no dia 21 de setembro de 2018 pelo prefeito Nilson Alcides Gaspar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana