segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Museu Republicano de Itu - programação de férias-2020: “Se essa rua fosse minha ...”



A programação de férias de janeiro de 2020 tem como premissa refletir sobre a exposição “A República nas Ruas de Itu”, buscando estimular questões sobre a nossa relação com o território, o lugar e as disputas simbólicas e de poder que resultam na configuração da paisagem, nas memórias e narrativas sobre as ruas e a cidade em que vivemos. Tais atividades serão direcionadas à educadores e público espontâneo, em especial, crianças e grupos familiares.

10/01/2020 - 14h - Oficina educativa: “Se essa rua fosse minha...”.
Abordará a relação de pertencimento dos sujeitos e as ruas da cidade. Vamos confeccionar nossas placas e escolher os nomes das nossas ruas? (Vamos utilizar materiais do educativo)
Público: crianças de 5 a 10 anos.
Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.



11/01/2020 – 11h - Concerto com o pianista Ricardo Diniz: Villa-Lobos (1887-1959) Cantigas do “Guia Prático” (1932), uma homenagem à nossa infância.
Neste recital, o pianista Ricardo Diniz executará cantigas selecionadas do "Guia Prático" de nosso grande Villa-Lobos numa homenagem à nossa infância.
Público: geral
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.



12/01/2020 - 14h – Oficina educativa: Quais nomes recebem as ruas de uma cidade?
A partir de um jogo de descobertas os grupos descobrirão quais nomes são dados às ruas da cidade de Itu.
Público: Família
Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.


21/01/2020 – das 13h30 às 17h - Oficina “Aonde estão as histórias e brincadeiras das nossas ruas?”
Pretende- se com esta oficina, estimular os educadores a desenvolverem projetos sobre a relação de pertencimento dos estudantes às ruas da cidade. Para tanto, iniciamos com um questionamento: aonde estão as histórias e brincadeiras das nossas ruas? Qual a importância do espaço público na cultura tradicional da infância e nos processos de identidades culturais? De que forma estas memórias são preservadas? Em quais lugares? Elas possuem espaço nas narrativas oficinais da cidade?

Lucilene Silva é Mestre e doutoranda em música pela UNICAMP, educadora musical com formação em Canto Popular e especialização em Música Brasileira; desenvolve desde 1998 pesquisa e documentação de Cultura infantil, Música Tradicional da Infância e Cultura Brasileira no Brasil e outros países da América Latina.
Público: Educadores.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.
Inscrições: 11 40230240, menu 3.



25/01/2020 – 15h - Contação de história: “Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha ...” (Machado de Assis. Um Apólogo).

Camila Luiza é Atriz, Produtora Cultural, Arte-Educadora e Bordadeira. Bacharel em Artes Cênicas e pós-graduada em Moda, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Público: geral
Local: Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu/SP.



25/01/2020 – das 15h30 às 17h - Visitação aberta à exposição Machado de Assis, páginas de literatura e história, em que estão expostas obras de e sobre Machado de Assis existentes na biblioteca do Museu Republicano.
Local: Centro de Estudos do Museu Republicano. Rua Barão de Itaim, 140, Centro, Itu/SP.



Nenhuma descrição de foto disponível.
Informações:
Serviço Educativo
edu.mrci@usp.br
11 40230240, menu 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas na última semana